
Quarenta celulares furtados ou roubados foram devolvidos para os donos nesta semana na Delegacia Regional de Vitória. A ação faz parte do Projeto Recupera, da Polícia Civil, que tem devolvido aparelhos localizados durante operações e investigações no Espírito Santo.
De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a abril deste ano, foram registrados 2.338 furtos e roubos de celulares no Estado, mais de mil casos a menos em relação ao mesmo período do ano passado.
LEIA TAMBÉM:
Homem espanca e mata filha de 8 anos após bilhete com reclamação da escola em Cariacica
Justiça concede habeas corpus para soltar PM preso por jogar homem da ponte em São Paulo
Detento é solto por engano em Colatina e retorna ao presídio após erro
Segundo o delegado Ícaro Ruginski, essa redução é reflexo direto das ações de inteligência e de projetos de monitoramento, como o Recupera. Ele também explica como as pessoas que possuem celulares provenientes de furto devem fazer.
Aquelas que estão sendo intimados para virem a delegacia, que estão em posse de um telefone, possivelmente vindo de um crime, eles têm a oportunidade de virem aqui, explicar como foi adquirido o telefone, e assim, dependendo da situação, deixar de responder um processo-crime, explicou o delegado.
Alguns dos aparelhos recuperados haviam sido roubados há anos. A carpinteira Christina Santos foi uma das vítimas que conseguiu ter de volta o celular e comemorou o desfecho.
“Eu me tremi toda! Ia pagar oito prestações sem o celular, agora vou pagar com o celular em mãos. Não acredito até agora que recuperei o meu telefone, é um sonho“, celebrou.
Plataforma para cadastrar celular roubado
O governo federal disponibiliza o Celular Seguro, disponível em site e aplicativo, podendo ser baixado em Android e iOS.
Pela plataforma é possível cadastrar o aparelho furtado, roubado ou perdido. Assim, quem estiver com o celular recebe uma notificação para devolver.
*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record