Estudantes capixabas são selecionados para programa global da Nasa

Um grupo de 20 alunos da Escola Americana de Vitória (EAV) acaba de embarcar rumo a uma experiência única: o NASA Young Leaders, programa global da agência espacial norte-americana voltado para jovens de 11 a 18 anos. A iniciativa acontece no Space Center University, o centro oficial de treinamento da NASA, em Houston, nos Estados Unidos, e reúne estudantes de diversas partes do mundo em uma imersão acadêmico-cultural.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Iniciativa é fruto de parceria da Nasa com a instituição capixaba

Os alunos selecionados estão nos segmentos de middle school (equivalente ao ensino fundamental II) e high school (ensino médio), e foram escolhidos com base no desempenho em disciplinas como matemática, ciências e pensamento computacional.

Durante o programa, os estudantes terão acesso a uma programação que inclui desafios de robótica, projetos científicos voltados à exploração espacial e atividades práticas nos mesmos espaços utilizados por astronautas em treinamento. Além disso, o roteiro contempla visitas a museus, universidades, workshops e uma partida da NBA — proporcionando uma imersão também cultural nos Estados Unidos.

“A NASA foi criada pelos EUA em um momento em que o mundo estava imerso na Guerra Fria. Era um mundo de competição. Mas, hoje, quando olhamos os programas espaciais, eles refletem muito mais em um mundo de colaboração e isso tem tudo a ver com os valores da EAV. Temos a missão de preparar os alunos para que eles sejam suas melhores versões em um mundo interconectado”, afirma Cristiano Carvalho, CEO da Escola Americana de Vitória, que está acompanhando os alunos na visita.

Para o CEO, participar de uma experiência como o NASA Young Leaders é uma oportunidade de desenvolver não apenas competências técnicas, mas também habilidades comportamentais dos estudantes.

“O programa traz uma combinação entre hard skills, nas potencialidades dos alunos na ciência, e de soft skills importantes para uma exploração espacial, como a importância da comunicação precisa e eficaz, colaboração e o espírito de liderança”, completa.

Leia também:

Capixaba vai representar o Brasil em maratona de tecnologia em Berlim

Adicionar aos favoritos o Link permanente.