Manaus entra em estado de alerta após disparada nos casos de dengue

O município adotará medidas de prevenção e controle de arbovirosesReprodução/TV Globo

cenário epidemiológico da dengue colocou Manaus, capital do Amazonas, em estado de alerta. Neste sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou um comunicado alertando que o número de casos da doença mais que dobraram na capital na última semana. Conforme o órgão, já foram notificados mais de 520 casos em 2024.

Em 25 dias de janeiro, o estado do Amazonas registrou 3.934 casos de dengue, conforme o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). É um aumento de 38% em comparação ao mês inteiro de janeiro de 2023, quando o estado confirmou 2.860 casos.

A Semsa declarou que suas equipes estão mobilizadas e articulando-se com outras instituições para realizar ações de prevenção e controle não apenas da dengue, mas também da chikungunya e do zika vírus, arboviroses que também são causadas pelo mosquito Aedes aegypti, para tentar segurar o aumento da transmissão dessas enfermidades.

É fundamental lembrar que a população tem um papel de extrema importância no enfrentamento às arboviroses, no sentido de prestar atenção e adotar cuidados em casa para eliminar possíveis focos de água parada que podem se tornar criadouros de mosquitos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.