Pesquisa da USP sobre o maior lago da história da Terra é reconhecida pelo Guinness, o livro dos recordes


Megalago existiu há cerca de 11 milhões de anos numa grande área entre a Europa e a Ásia; parte do que restou dele é, atualmente, o Mar Negro. Estudo foi uma colaboração da USP com universidades da Europa e financiado pela Fapesp. Falésias da Baía de Bolata, na Bulgária, envolvem trecho do maior lago da história da Terra
Dan Valentin Palcu
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) foi aceita pelo Guinness World Records, o “livro dos recordes, publicação internacionalmente conhecida por atestar recordes mundiais. Pesquisadores de doutorado descobriram o maior lago que já existiu na face da Terra.
O megalago existiu há cerca de 11 milhões de anos, numa grande área entre a Europa e a Ásia;
Parte do que restou dele é, atualmente, o Mar Negro;
A pesquisa foi concluída em 2021 e fará parte da edição do livro de 2024.
USP entra no livro dos recordes por pesquisa sobre maior lago do mundo
Reprodução/TV Globo
O estudo foi uma colaboração da USP com universidades da Europa e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp).
“Nossa principal descoberta foi que essa região, considerada por mais de 100 anos como um mar, a nossa equipe demonstrou que foi um megalago que não tinha conexão com o mar”, explicou Dan Palcu, autor da pesquisa.
Segundo ele, a segunda maior contribuição foi mapear as dimensões do lago: “Se colocar juntos todos os lagos do planeta e multiplicar por dez, não chega ao tamanho desse megalago”.
“No maior lago do mundo, a gente encontra a menor baleia da história da Terra, que é uma baleia que teve que ficar menor para se adaptar ao ambiente em que estava presa”, contou Dan.
Apesar do reconhecimento, o pesquisador diz que ainda há descobertas a se fazer. “Ainda podemos contribuir com novidades, entender nosso planeta. Muito legal de saber que nossa pesquisa pode inspirar jovens e futuros pesquisadores.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.