Destróier norte-coreano sofre acidente grave durante lançamento em Chongjin

Um destróier de 5.000 toneladas da Coreia do Norte sofreu um acidente grave durante sua cerimônia de lançamento no estaleiro de Chongjin, no nordeste do país, em 21 de maio de 2025. O incidente ocorreu na presença do líder Kim Jong-un, que classificou o evento como um “ato criminoso” resultante de “negligência absoluta e empirismo anticientífico”.

De acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), o acidente aconteceu quando o berço de lançamento na popa se soltou prematuramente, fazendo com que a embarcação perdesse o equilíbrio e sofresse danos estruturais na parte inferior do casco. O navio, que se acredita ser o segundo da classe Choe Hyon, permanece parcialmente submerso e inclinado na água.

A classe Choe Hyon representa um avanço significativo na capacidade naval da Coreia do Norte, sendo equipada com sistemas de lançamento vertical para mísseis de cruzeiro, balísticos e antiaéreos, além de radares de varredura eletrônica. O primeiro navio da classe foi lançado com sucesso em abril de 2025 no estaleiro de Nampo e está atualmente em fase de testes.

Destróier Choe Hyon

Kim Jong-un ordenou que o destróier danificado seja reparado antes da próxima reunião plenária do Partido dos Trabalhadores, prevista para junho, enfatizando a importância política do projeto para a modernização naval do país. Analistas observam que a admissão pública do fracasso é incomum para o regime norte-coreano e pode indicar uma tentativa de reforçar a disciplina interna e demonstrar comprometimento com os objetivos militares, apesar dos contratempos.

O post Destróier norte-coreano sofre acidente grave durante lançamento em Chongjin apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.