

Governo federal assina decreto que cria o ‘RG Animal’ nesta quinta-feira (17), em Brasília – Foto: Deny Campos/ND
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará nesta quinta-feira (17) o programa SinPatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos), que atribui um “RG Animal” único e vitalício para cães e gatos em todo o país. O cadastro funcionará como um banco de dados unificado.
Entre as vantagens do “RG Animal” estão a possibilidade de localizar pets desaparecidos, receber notificações sobre campanhas de vacinação e castração, e acesso a serviços de microchipagem. O sistema é gratuito e visa combater o abandono de animais, além de facilitar políticas públicas de proteção.

SinPatinhas ajudará no planejamento de ações responsáveis como doações e combate a maus-tratos – Foto: Reprodução/ND
‘ProPatinhas’ vai complementar o ‘RG Animal’
Junto ao “RG Animal”, o governo instituirá o “ProPatinhas”, programa nacional para controle populacional de cães e gatos. As iniciativas, coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente, prometem revolucionar o cuidado com animais domésticos no Brasil.
O cadastro ajudará no planejamento de ações como adoção responsável e combate a maus-tratos. Os tutores poderão acessar a plataforma digital para gerenciar todas as informações de seus pets.

Lula vai assinar o decreto na manhã desta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND
Como funcionará o ‘RG Animal’?
- Cadastro único: Número permanente vinculado a dados como espécie, raça e histórico de saúde
- Integração nacional: Dados compartilhados entre órgãos públicos e clínicas veterinárias credenciadas
- Benefícios ampliados: Acesso a serviços como telemedicina veterinária e alertas sobre surtos de doenças
O Ministério do Meio Ambiente destacou que a iniciativa é “um marco na proteção e garantia do bem-estar de cães e gatos em todo o território nacional”. O programa será lançado às 9h desta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto.