
O Crédito do Trabalhador, consignado CLT lançado pelo governo federal em 21 de março, atingiu a marca de 40 milhões de simulações em apenas três dias. O programa oferece empréstimos a juros mais baixos pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Os bancos enviam as propostas de consignado CLT em até 24 horas após a solicitação do trabalhador – Foto: Divulgação/ND
O consignado CLT é voltado para trabalhadores do setor privado com carteira assinada, incluindo domésticos e rurais, além de MEIs (microempreendedores individuais). Segundo o governo federal, a iniciativa deve beneficiar 47 milhões de pessoas.
Um dos objetivos do Crédito do Trabalhador é reduzir o superendividamento, com uma linha de crédito mais atraente para migrar as dívidas. Por enquanto, porém, o crédito consignado CLT está disponível somente para novos contratos.
Quem já tem empréstimo com desconto em folha de pagamento poderá migrar para o modelo a partir de 25 de abril, já a portabilidade entre bancos começa em 6 de junho.
Crédito consignado CLT leva quantos dias para cair na conta?

MEIs e trabalhadores CLT do setor privado têm direito ao Crédito do Trabalhador – Foto: Estadão/Reprodução/ND
Mas afinal, quanto tempo leva para o consignado CLT cair na conta? O valor do empréstimo é liberado, em média, de um a cinco dias úteis após a assinatura do contrato.
O trabalhador pode solicitar as propostas por meio do aplicativo da CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital). Após a simulação do valor do empréstimo, as ofertas chegam em até 24 horas e a contratação é feita pelo canal eletrônico do banco.
As parcelas do empréstimo são descontadas mensalmente na folha, por meio do sistema eSocial, com limite de 35% do salário. Isso permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio.
O trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Confira o passo a passo para aderir ao consignado CLT

Em apenas três dias do lançamento, foram feitas 40 milhões de simulações de consignado CLT – Foto: Vivian Leal/ND
- Baixe o aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital), disponível na Play Store e na App Store;
- Simule o valor do empréstimo e autorize o acesso aos dados para que instituições financeiras ofereçam propostas conforme os valores solicitados;
- Ao escolher a melhor oferta, o usuário será direcionado para realizar a contratação nos canais eletrônicos do banco;
- A liberação do recurso em conta ocorre após a averbação pela Dataprev.
Quais bancos estão oferendo propostas?

Por enquanto, Caixa é único banco a oferecer consignado CLT – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação/ND
A Caixa Econômica Federal, até o momento, é a única a oferecer o Crédito do Trabalhador, com taxas entre 1,60% e 3,17% ao mês. As ofertas de forma mais ampla devem começar somente em 25 de abril nos seguintes bancos:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Itaú
- Santander
- Nubank
Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Santander confirmaram a participação no novo crédito consignado CLT. O Banco do Brasil manifestou intenção em liderar as operações na modalidade, enquanto o Itaú se diz preparado para operar desde o primeiro dia.
O Santander confirmou a adesão, mas não detalhou o início da oferta. Já o Nubank afirmou que não está oferecendo o Crédito do Trabalhador, mas que divulgará “tão logo isso aconteça”, disse.
A expectativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é de que o consignado CLT esteja disponível nos canais próprios de todos os bancos a partir de 25 de abril.