Entenda por que nenhuma cidade de Rondônia está na primeira lista de distribuição da vacina contra dengue


Ao todo, foram incluídos cerca de 500 municípios em 16 estados para a imunização que começa em fevereiro. Nenhuma cidade de Rondônia está na lista divulgada pelo Ministério da Saúde na manhã de quarta-feira (25), que indica quais cidades vão receber a vacina contra a dengue. Ao todo, foram incluídos 500 municípios em 16 estados para a imunização que começa em fevereiro. O número representa pouco mais de 10% do total de municípios no país.
Vacina contra a dengue Qdenga foi aprovada pela Anvisa
Reprodução EPTV
De acordo com o Ministério da Saúde, foram incluídos na lista os municípios de grande porte — que são aqueles com mais de 100 mil habitantes — e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
Porto Velho, mesmo com mais de 100 mil habitantes, não foi classificado como ‘alta transmissão de dengue tipo 2’ e por isso ficou de fora da lista. De acordo com a administração municipal, “Porto Velho apresenta redução no número de casos”.
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de janeiro até dezembro de 2023, 1.093 casos de dengue foram confirmados na capital rondoniense, enquanto no mesmo período de 2022, foram 1.963 casos da doença.
Segundo a Semusa, em 2023, duas pessoas foram vítimas fatais da doença em Porto Velho.
O g1 questionou o Governo de Rondônia quanto ao número de casos no estado, mas até o momento da publicação desta reportagem, não obteve retorno.
Mosquito da dengue
GETTY IMAGES via BBC
Cerca de 6 milhões de doses serão recebidas pelo Ministério da Saúde. No entanto, o público vacinado contra a doença vai ser menor, já que são necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses. O volume é por limitação na capacidade de produção.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.