Copacabana: as histórias e os personagens de um dos bairros mais famosos do mundo


O Globo Repórter desta sexta-feira (28) fez um mergulho nas histórias, nos personagens e no mar de um dos lugares mais famosos do mundo. Edição de 28/03/2025
O Globo Repórter desta sexta-feira (28) fez um mergulho nas histórias, nos personagens e no mar de um dos lugares mais famosos do mundo: Copacabana. O bairro que fica no Rio de Janeiro é considerado um cartão postal do Brasil. Saiba mais abaixo.
Amada pelos moradores
Moradores compartilham paixão por Copacabana: ‘Tudo aqui é lindo’
Há 132 anos, Copacabana era apenas dunas à beira-mar. Hoje, passou por uma grande transformação vertical, mas continua encantando turistas e moradores com seu famoso calçadão de ondas sinuosas.
Gil Braz, guia turístico, conheceu Copacabana na infância e prometeu que um dia moraria ali. Após 29 anos, ele cumpriu a promessa e hoje pedala com turistas, compartilhando sua paixão pelo bairro.
“Quando eu chego em Copacabana e que eu vejo essa praia linda, maravilhosa, areia branca, o mar maravilhoso, eu fiquei apaixonado, né?”, diz Gil.
A galeria Menescal é um marco da arquitetura Art Déco de Copacabana
Durante a Segunda Guerra Mundial, Copacabana recebeu muitos estrangeiros em busca de uma nova vida. Foi assim que em 1942, surgiu a Galeria Menescal, um marco da arquitetura Art Déco no bairro. Klaus Shceyer, filho de imigrantes e comerciante, faz questão de ressaltar a história e a beleza do local.
“Tudo aqui é lindo. Me emociona, porque eu nasci e vivi aqui”, diz Klaus, com a voz embargada.
Diversidade
A diversidade em Copacabana
Para Miriam, dona de um restaurante de culinária libanesa na Galeria Menescal, a convivência entre diferentes culturas é o maior encanto de Copacabana.
“Tenho uma vizinha judia, um amigo alemão… É uma festa de diversidade! Todo mundo se dá bem”, afirma.
A antropóloga Julia O’Donnell destaca que, mesmo quando as elites tentaram ocupar o bairro, pescadores e moradores dos morros já estavam ali.
“A vocação de Copacabana é a diversidade”, afirma Julia.
‘A vanguarda de Copacabana’
Copacabana é um dos bairros com mais idosos no Rio de Janeiro
Copacabana é um dos bairros com mais idosos no Rio de Janeiro. Janete Goldberg, de 81 anos, faz parte da Vanguarda de Copacabana. Aos 81 anos, a artista plástica transforma sua casa em uma galeria de arte e tem como inspiração a paisagem do bairro e sua vista privilegiada da praia.
“Copacabana é resistência e eu também, por isso estou aqui!”, declara.
Transformações e modernidades
Veja as tendências que nasceram nas areais de Copacabana
Em Copacabana, as mudanças nunca param de acontecer. A sunga substituiu o short conhecido como samba canção, os maiôs ficaram mais curtos, mais justos e os movimentos de mostrar o corpo começava nas areias. Enquanto as roupas diminuíam, o tom da pele ficava bronzeado, o que virou moda.
“A ideia de tomar sol começou a ficar também popular e nisso a estilista Coco Chanel tem um papel muito importante porque ela em um desfile apareceu com as suas modelos queimadas de sol e isso virou moda. Começa também uma coisa que é muito típica do Rio de Janeiro, que é fazer esportes na praia”, explica a antropóloga Júlia O’donnell.
Imagens de mulheres nas areias de Copacabana em décadas passadas
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.