Paciente que recebeu transplante de órgão com HIV após erro de laboratório é internado no RJ

Um dos pacientes que recebeu transplante de órgão com HIV foi internado no domingo (20) no Rio de Janeiro. Ele é um dos seis transplantados que se infectaram com o vírus, por conta de um erro do laboratório PCS Lab Saleme.

Paciente que recebeu transplante de órgão com HIV é internado no RJ. Na foto, a fachada do laboratório PCS Lab Saleme, responsável pelo erro na emissão dos laudos

Paciente que recebeu transplante de órgão com HIV é internado no RJ – Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil/ND

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o paciente acionou a linha de emergência exclusiva para atendimento aos pacientes que receberam o transplante de órgão com HIV. Ele está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz. As informações são da Agência Brasil.

Relembre o caso

Seis pacientes no Rio de Janeiro foram diagnosticados com HIV após receberem transplante de órgãos. O caso, considerado inédito no Estado, levou à abertura de uma investigação policial na sexta-feira (11), conforme comunicado pelas autoridades estaduais.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) classificou o episódio como “inadmissível” e anunciou a formação de uma comissão multidisciplinar para apoiar os pacientes. A SES também está revisando todas as amostras de sangue de doadores desde dezembro de 2023, quando o laboratório começou a operar.

Caixa médica com a escrita "human organ", em uma sala de operações em um hospital

Após transplante de órgãos, 6 pessoas foram diagnosticadas com HIV no RJ – Foto: Canva/Divulgação/ND

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, através da Decon (Delegacia do Consumidor), iniciou um inquérito para apurar o caso após a denúncia de um dos transplantados, que foi diagnosticado com HIV após exames médicos de rotina.

Cinco pessoas foram presas por transplante de órgão com HIV

No domingo (20) foi realizada a prisão de uma quinta suspeita de envolvimento no caso. A mulher detida é coordenadora do laboratório. A polícia investiga se partiu dela uma ordem para diminuir os testes na empresa e, assim, aumentar os lucros.

Entre os detidos, está também um dos sócios do laboratório, Walter Vieira, que é dado como responsável pela assinatura de um dos laudos com falso negativo para a doença. Vieira é tio do político Doutor Luizinho (PP), deputado federal e ex-secretário de saúde do Rio de Janeiro. Ele foi preso na segunda-feira (14).

Walter Vieira, sócio do laboratório apontado como culpado pelos laudos com falsos negativos, foi preso.

Walter Vieira é sócio do laboratório e teria assinado um laudo com falso negativo que resultou no transplante de órgão com HIV- Foto: Reprodução/ND

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga se o PCS Lab Saleme falsificou laudos em outros casos além dos transplantes. Os envolvidos são investigados por associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular, infração sanitária e crime contra as relações de consumo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.