Vídeo: desnutridos e doentes, cães são abandonados para morrer no DF

Desnutridos, doentes e mutilados, três cachorros estão sofrendo situações de maus-tratos e abandono em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal. Moradores e funcionários que trabalham próximo à marmoraria da área de Estância, em Planaltina (DF), afirmaram que os cães foram avistados no local precário e cheio de entulho.

Segundo eles, encontram-se no local, atualmente: um pit-bull macho, aparentemente com leishmaniose – doença característica por feridas na pele – e em estado de desnutrição avançada; uma pit-bull fêmea com as orelhas cortadas e inflamadas; e uma cachorra preta sem raça definida de porte médio.

Ainda segundo as denúncias feitas ao Metrópoles, a cachorrinha preta aparenta ter dado à luz recentemente, mas não foram encontrados filhotes no local.

Uma trabalhadora que acompanha a situação dos animais, que preferiu não se identificar, disse que o quadro de maus-tratos dos cachorros “se arrasta há muito tempo”.

“Eu e os outros colegas [de trabalho] estamos muito preocupados [com a situação dos animais]. Os vizinhos dizem que costumam ver o dono por lá, mas o espaço parece estar abandonado. Já denunciamos à polícia, mas a situação permanece”, contou, indignada.

Veja:

4 imagens

Um casal de pit-buls apresenta multilações e feridas pelo corpo

Uma cachorra sem raça definida, que aparente ter dado à luz, também foi encontrada no local
Cães desnutridos e doentes em Planaltina (DF)
1 de 4

Cães foram encontrados em marmoraria aparentemente abandonada em Planaltina (DF)

Material cedido ao Metrópoles

2 de 4

Um casal de pit-buls apresenta multilações e feridas pelo corpo

Material cedido ao Metrópoles

3 de 4

Uma cachorra sem raça definida, que aparente ter dado à luz, também foi encontrada no local

Material cedido ao Metrópoles

4 de 4

Cães desnutridos e doentes em Planaltina (DF)

Material cedido ao Metrópoles

A mulher conta que ela e o grupo de colegas de trabalho costumam deixar água e ração no local para os animais, mas os cuidados ainda são poucos para as necessidades dos cachorrinhos, e por isso eles buscam a ajuda das autoridades ou de instituições de resgate.

“Estamos tentando um lar para eles por aqui [em Planaltina], mas não temos muito engajamento para ajudar. É ainda mais difícil pois, caso estejam com leishmaniose mesmo, não podemos levá-lo para um lar em que tenham outros cães saudáveis por questão de saúde dos outros animais”, completa.

Um boletim de ocorrência de maus-tratos e abandono foi registrado na 16ª Delegacia Polícia (Planaltina), que investiga o caso. Em caso de condenação, existe um agravante quando é praticado contra animais domésticos, como cães e gatos, e pode chegar a penas de um a cinco anos de reclusão e multa.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas anonimamente. A Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (Dema), criada em 2023 no DF, pode ser acionada diretamente pelo número 197, pelo WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail [email protected].

Adicionar aos favoritos o Link permanente.