Ciclone extratropical e frente fria favoreceram temporal na região de Campinas; veja como fica o tempo


Região teve maior nível de chuva do estado, com 111 milímetros em Monte Mor. Cenário deve ser parecido nesta sexta, mas deve melhorar durante o final de semana. Com chuva forte, muro de casa caiu em cima de carro em Campinas
Thalita Souza/CBN Campinas
O grande volume de chuva que atingiu a região de Campinas (SP) nesta quinta-feira (24) e causou diversos estragos foi favorecido pela associação de um ciclone extratropical e uma frente fria, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri-Unicamp).
Segundo o meteorologista Bruno Bayne, a união no Sul do país “ajudou a canalizar a entrada de um ar mais quente e úmido sobre o estado de São Paulo”. Juntos, esses fatores proporcionaram um ambiente ideal para o desenvolvimento de nuvens de chuva carregadas, que provocaram o temporal.
De acordo com a Defesa Civil, a região registrou o maior volume de chuva do estado de São Paulo, com 111 milímetros em Monte Mor (SP). Na metrópole, duas pessoas desapareceram durante a enxurrada. Já em Itapira (SP), um homem morreu depois de ter o carro atingido por uma árvore.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Como vai ficar o tempo nos próximos dias?
Bruno afirma que chuvarada deve diminuir, mas ainda pode ser observada em diferentes pontos neste final de semana. Confira a previsão abaixo:
“Para os próximos dias, a situação segue com tempo instável, especialmente nesta sexta-feira e a gente ainda tem um risco elevado para a ocorrência de tempestades. No final de semana, as chances de chuva diminuem gradualmente, mas nos sábado ainda podemos ter pancadas e alguns temporais podem se desenvolver”.
“No domingo as chances de chuva são menores, mas não estão descartadas, tanto na madrugada, quanto no período da tarde, na forma de pancadas mais isoladas”
⛈️ Sexta-feira – mín. 20ºC, máx. 29ºC: a região amanheceu sob céu encoberto, chuvas isoladas e temperaturas em torno de 20ºC. A nebulosidade variável deve continuar, com sensação de tempo abafado e instabilidades que vão aumentar gradativamente. O cenário deve ser parecido com o observado na quinta.
🌦️ Sábado – min. 10ºC, máx. 29ºC: a frente fria que atua entre o Paraná e São Paulo deve permanecer, mantendo a nebulosidade variável. Chuvas podem ocorrer durante a madrugada e início da manhã, com menor possibilidade de pancadas durante a tarde. Apesar disso, pode haver temporais com raios, vendo e chuva forte.
⛅ Domingo – min. 19ºC, máx. 25ºC: a frente fria deve avançar para os demais estados, onde as chuvas ficarão concentradas. Os ventos seguem soprando com intensidade moderada a forte e o céu nublado. Não se descarta a chance de chuva leve e isolada, principalmente pela manhã, mas as chances vão diminuindo.
LEIA TAMBÉM:
Defesa Civil confirma três pessoas desaparecidas em São Paulo após chuvas no estado
Chuva invade Hospital Mário Gatti, alaga salas e derruba placas de forro do teto em Campinas
Temporal deixa 2 desaparecidos, inunda hospitais e provoca alagamentos em Campinas e região
Região de Campinas tem maior volume de chuva no estado e registra série de estragos
Homem morre após carro ser atingido por árvore em estrada rural de Itapira
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.