Retratos da Região: Com menos de 18 mil habitantes, Juquiá tem problemas de metrópoles e terá candidatos já ‘conhecidos’


População reclama de abandono na cidade do Vale do Ribeira. Neste ano, há quatro candidatos à Prefeitura de Juquiá, sendo que a maioria já concorreu como vice-prefeito ou prefeito em outras ocasiões. Juquiá conta com 127 candidatos a vereador
Rodrigo Nardelli/TV Tribuna
A cidade de Juquiá, no interior de São Paulo, tem uma população equivalente a menos de 1% dos moradores da capital paulista. Porém, o município encara problemas que são comuns em metrópoles como a presença de usuários de drogas nas ruas. O abandono do município é uma das principais queixas da população na eleição municipal deste ano, que tem quatro candidatos à Prefeitura. Caso o prefeito atual seja reeleito, ele pode chegar a 12 anos de governo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juquiá possui 17.154 habitantes. O número representa aproximadamente 0,15% da população de São Paulo, que tem 11.451.245 moradores. No entanto, um dos principais desafios da capital paulista é semelhante ao do município: a população em situação de rua composta por dependentes químicos.
Ao lado de uma unidade de saúde, usuários de drogas montaram cabanas improvisadas para se abrigarem. Segundo a cuidadora Rosangela Portela da Veiga, a população em situação de rua cresceu em Juquiá.
“A gente vê muitos por aí. Eu acho que devia ter um abrigo para essas pessoas com a alimentação adequada para eles. Tem bastante, está cada vez aparecendo mais pessoas”, afirmou em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
Além disso, uma obra estadual atrasada atrapalha o fluxo de veículos na Avenida Brasil, uma importante avenida da cidade, e o transporte municipal é alvo de reclamações da população.
Cabanas improvisadas abrigam usuários de drogas em Juquiá (SP)
Carlos Abelha/TV Tribuna
Área rural
No entanto, Juquiá também possui problemas pouco enfrentados em grandes cidades. Para Rosângela, a cidade aparenta estar abandonada em diversos aspectos: do lixo nas ruas da área urbana até a falta de zeladoria na área rural, onde ela mora.
“O meu bairro não tem luz na rua, não tem água encanada, não tem esgoto. A gente se vira como a gente pode”, explicou a cuidadora.
Os moradores da área rural também alegam que as estradas de acesso aos sítios e fazendas precisam de melhorias, pois vivem com barro puro. Além disso, há poucas opções de horários para usar o transporte público.
O aposentado José Carlos Trindade comprou um sítio em Juquiá há quatro anos. Desde então, ele vê os próprios fazendeiros fazerem a manutenção das estradas de terra. “Eles que remendam, eles que fazem essa parte”, afirmou.
Mesmo assim, a área rural movimenta a economia da cidade. De acordo com o último levantamento da Fundação Seade, em 2021, o agronegócio representava 25% da economia local, mas era o terceiro em geração de emprego, ficando atrás da administração pública e do comércio. Sendo assim, melhores estradas poderiam reduzir o custo para o produtor, pois há quem queira investir no local.
José, por exemplo, já possui um casal de caseiros como funcionários, mas pretende comprar um terreno maior em Juquiá, podendo gerar ainda mais trabalho no município.
A caseira Luiza de Camargo Sanches mora a vida inteira na cidade e viu o brilho de Juquiá diminuir com o passar dos anos. “Antigamente tinha fonte na pracinha, hoje não tem mais. Era bonito ver aquilo colorido, não tem mais. Então, era ver a cidade mais bonita, mais arrumadinha”, disse a mulher, que sonha com a evolução do município.
Eleições
Nas eleições municipais deste ano em Juquiá, 127 pessoas tentam uma vaga na Câmara Municipal, enquanto quatro candidatos disputam a prefeitura: Cirilo (União Brasil), Gilberto Matsusue (PSB), Júpter Furquim (PSD) e Maninho (Solidariedade).
Conforme apurado pelo g1, o candidato à reeleição Gilberto Matsusue pode completar 12 anos seguidos à frente do governo municipal caso vença. Isso porque Matsusue se elegeu como prefeito em 2021, mas na gestão anterior foi vice-prefeito de Renato de Lima Soares (2017-2020).
Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral não permite três mandatos de prefeito seguidos do mesmo cargo, o que foi cumprido por Matsusue.
Além disso, exceto Júpter Furquim, os candidatos já concorreram como vice-prefeito ou prefeito de Juquiá em outras ocasiões: Cirilo (2016 e 2020), Gilberto Matsusue (2012, 2016 e 2020) e Maninho (2008). Confira todos os candidatos a prefeito e a vereador em Juquiá clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.