Luana Peixoto critica falta de transparência de gastos de Paço do Lumiar e promete investir em turismo gastronômico na cidade


A candidata foi entrevistada nesta quarta-feira (4), no Bom dia Mirante. Luana Peixoto também prometeu investir na construção de creches e escolas no município. Luana Peixoto critica falta de transparência de gastos de Paço do Lumiar e promete investir em turismo gastronômico na cidade
Reprodução/TV Mirante
O Bom dia Mirante recebeu, nesta quarta-feira (4), a candidata à Prefeitura de Paço do Lumiar pelo partido Democracia Cristã, Luana Peixoto. A programação faz parte da série de entrevistas com os candidatos às prefeituras da região da Grande São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Na entrevista, liderada pelos apresentadores Clóvis Cabalau, Vanessa Fonseca e Carla Lima, Luana falou de assuntos referentes a educação, construção de hospital municipal e sobre turismo.
Durante a entrevista, a candidata falou da proposta de contratar novos tutores e cuidadores de crianças com deficiência para atuarem dentro das escolas e creches de Paço do Lumiar.
“Tutores e cuidadores são importantíssimos, em especial para nossas crianças portadoras de deficiência. A gente precisa dar dignidade e dar mais acessibilidade para nossas crianças, para os cidadãos de Paço do Lumiar”.
Luana Peixoto, candidata a prefeita de Paço do Lumiar, é entrevistada no Bom Dia Mirante
Transparência de gastos públicos
Luana Peixoto criticou a falta de transparência dos gastos de recursos públicos na atual gestão de Paço do Lumiar e afirmou que, se eleita, vai lutar para que o município alcance o conceito A de transparência.
“Falar em transparência hoje em Paço é um grande desafio porque a prática é não dar transparência, não falar ao povo quanto que entra de recursos, quanto que sai, o que se está fazendo com o recurso que é do povo. Fiz parte da administração de 2020 a 2022, fui muito feliz, e nessa época nós tínhamos conceito B em transparência, todas as contas e contratação, todos os gastos eles eram colocados regiamente no portal da transparência de Paço do Lumiar. Sinto hoje falta de não termos esse acompanhamento, mas quando a Luana for a prefeita de Paço do Lumiar, além do portal da transparência, que nós vamos lutar muito para chegarmos ao conceito A, que é transparência total de todos os dados, a gente quer sim poder mostrar em audiências públicas, nas nossas comunidades e regionais, tudo o que tá sendo feito com o dinheiro que é do povo de Paço. Isso é muito bom porque faz com que o povo possa participar ativamente da construção democrática e do desenvolvimento do nosso município.”
Administração pública
Luana disse que a pretende “enxugar” a máquina pública de Paço do Lumiar para destinar verbas a setores como educação, infraestrutura e turismo da cidade.
“Máquina pública eficiente é máquina pública que consegue trabalhar com uma estrutura muito pequena, muito enxuta, com resolução rápida de problemas. Então, a gente precisa enxugar a nossa máquina porque, quando a gente enxuga, sobra dinheiro para outros gastos, para outros investimentos, para construção de prédio, de escolas, para investir no turismo, em outras áreas da política pública.”
Educação
“Eu costumo ser muito sincera e muito verdadeira em todas as nossas reuniões. Há dinheiro para recurso público sim, para investimento na educação em Paço do Lumiar. Inclusive, a gente fazendo as contas, obviamente que quem tá do lado de fora faz uma conta muito para cima, mas a gente fazendo algumas contas a gente sabe que o nosso Fundeb tem um superávit de mais ou menos R$ 100 milhões, que dá pra investir, dá para buscar mais escolas, buscar creches, em especial creches, que são ambientes de cuidado das nossas crianças para que nossas mães e pais possam ter onde deixar as nossa crianças e irem trabalhar e gerar emprego, renda, e fazer a moeda circular em Paço do Lumiar.”
Falta de mão de obra para cuidadores
“Concurso público é uma meta, é simplesmente a gente valorizar e qualificar o nosso servidor, qualificar quem faz Paço do Lumiar, quem escreve a história de Paço do Lumiar. A gente precisa ter servidores qualificados, servidores que não tenham a insegurança jurídica, porque a cada mudança política no nosso município, todo mundo fica morrendo de medo de perder o seu emprego. O concurso te deixa com uma margem de segurança e te dá a qualidade de servidor público, aquele que vai escrever a história de nosso município.”
Turismo gastronômico
“Paço do Lumiar é um grande produtor de mariscos, de peixe. Nós temos um grande cinturão verde que é possível fomentar esses festivais gastronômicos. Temos o festival do caranguejo, festival do sarnambi, nós temos o festival do coco d’água e tudo isso gera emprego e renda, gera saúde mental porque gera lazer e gera turismo, o que faz com que nosso município seja cada vez mais atrativo para pessoas de fora e também para os moradores.
Paço do Lumiar tem potencial turístico nos passeios de caiaque, nos passeios de barco, que chegam até São José de Ribamar. Paço tem potencial de turismo religioso, a nossa festa do Divino Espírito Santo é linda, a nossa festa da nossa padroeira Nossa Senhora da Luz precisa ser desenvolvida e posta para o mundo. Paço do Lumiar tem potencial turístico na efetiva cultura em relação aos nossos bois e a gente precisa colocar e implementar um calendário cultural que chama o turismo. Paço tem potencial de belezas arquitetônicas muito bonitas que valem a pena conhecer.”
Construção de Hospital Público
Acha que seria viável a construção de um Hospital Municipal em Paço do Lumiar?
“Acho completamente viável. Mas nós, como temos uma saúde deficitária, a gente prefere, neste primeiro momento, requalificar e colocar nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para funcionar. Nós hoje não temos UBS funcionando em Paço do Lumiar. São 17 UBS que estão abertas, mas que não funcionam por falta de equipamentos, por falta de medicamentos, de equipes multidisciplinares. Então, primeiro, a gente precisa fazer o ‘beabá’, o ‘arroz com feijão’, colocar UBS para funcionar e lutar pelo hospital municipal que a gente merece e precisa.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.