Gigabyte lança seu primeiro modelo da RX 7900 GRE para games

Gigabyte lança seu primeiro modelo da RX 7900 GRE para gamesFelipe Vidal

Com muitas placas de vídeo no portfólio da NVIDIA, a Gigabyte decidiu lançar sua própria versão da Radeon RX 7900 GRE. A placa de vídeo lançada no fim de 2023 foi originalmente pensada apenas para o mercado asiático, mas já pode ser encontrada em alguns varejistas da Europa, mirando no segmento topo de linha.

A placa da Gigabyte não adota nenhuma outra nomenclatura presente no portfólio da marca, como a linha AORUS. A GPU, no entanto, trabalha com um design similar ao da RX 7800 XT, com design preto sóbrio e um sistema triplo de ventoinhas, que conta com duas chapas de alumínio para auxiliar no resfriamento.

Embora seja um modelo triple-fan, o tamanho é inferior ao da RX 7900 XT tradicional e isso faz bastante sentido, uma vez que a versão GRE tem um consumo de energia reduzido. A respeito das conexões de vídeo da Gigabyte Radeon RX 7900 GRE, a nova placa de vídeo acompanha três portas DisplayPort e uma entrada HDMI.

– Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

RX 7900 GRE supera a RTX 4070

Para quem caiu de paraquedas no mundo do hardware, a Radeon RX 7900 GRE não é uma placa popular por aqui. Na verdade, esse sufixo GRE significa Golden Rabbit Edition, uma alusão referentes as tradições chinesas. Essa placa começou a ser vendida para ser um modelo intermediário entre a Radeon RX 7800 XT e a Radeon RX 7900 XT, conseguindo superar até a GeForce RTX 4070 em testes.

A respeito das configurações técnicas, a 7900 GRE utiliza o chip Navi 31 XL, ou seja, uma variante cortada do Navi 31 tradicional das RX 7900 XT e 7900 XTX. Ademais, a GPU é integrada com uma frequência máxima de 2,24 GHz e 16 GB de VRAM GDDR6 com largura de banda de 576 GB/s. O TDP (Total Board Power) é de 260 W.

A Gigabyte Radeon RX 7900 GRE não possui informações detalhadas de preço e disponibilidade, mas deve chegar ao mercado em breve. Porém, o lançamento deve continuar limitado ao continente asiático e europeu.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.