NVIDIA lança RTX 2000 para workstations com foco em IA generativa

NVIDIA lança RTX 2000 para workstations com foco em IA generativaFelipe Vidal

A NVIDIA anunciou a nova RTX 2000 Ada Generation na última segunda-feira, 12. A mais recente placa de vídeo do time verde é focado para workstations e cenários de uso profissionais, não sendo indicada para o público doméstico. O modelo supera a geração passada em 50%, com ênfase em IA generativa, e mantém o formato SFF (Small Form Factor).

A nova RTX 2000 Ada Generation chega para a ser a sexta atualização da NVIDIA no segmento de placas para workstations, substituindo os antigos modelos com arquitetura Ampere, como a RTX A2000 de 2021. No entanto, a GPU trabalha com 22 RT Cores e 2.816 núcleos CUDA, gerando uma redução considerável de 18% em relação à sua antecessora.

Essas reduções também reverberam nas especificações de VRAM, uma vez que a nova placa sobe a memória de vídeo para 16 GB, mas diminui o barramento para 128-bit e, consequentemente, a largura de banda para 224 GB/s. Mesmo assim, por ser produzida na nova arquitetura Ada Lovelace, a NVIDIA informa que a recém-lançada placa é 50% mais potente que a RTX A2000, principalmente na aceleração de fluxos de trabalho que envolvem IA generativa.

– Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real. –

RTX 2000 tem design minimalista

Passando para o design, a NVIDIA RTX 2000 Ada Generation continua com o visual minimalista das suas irmãs. O modelo aposta em um sistema de resfriamento relativamente simples, com um air cooler no formato de blower para expulsar o ar quente. Aliás, o baixo aquecimento é consequência do consumo energético de apenas 70 W, que dispensa o uso de conexão direta com a fonte de energia.

O padrão SFF também voltou, fazendo com que essa placa de vídeo seja ideal para empresas ou usuários que tenham gabinetes ou sistemas menores. No entanto, a NVIDIA envia na caixa um conjunto de brackets e acessórios para fazer com que essa GPU seja compatível com gabinetes de tamanho normal.

Ficha técnica da NVIDIA RTX 2000 Ada Generation
Núcleos CUDA 2.816
RT Cores 22
Tensor Cores 88
Memória VRAM 16 GB GDDR6 ECC
Barramento da memória 128-bit
Largura de banda 224 GB/s
PCI Express 4.0 x8
Conexões 4 DisplayPort 1.4a
Small Form Factor Sim
TDP 70 W

A RTX 2000 Ada Generation já está disponível para compra por meio de canais específicos da NVIDIA. O modelo tem preço sugerido de US$ 625 (Cerca de R$ 3.000 em conversão direta, sem impostos), mas não é um produto que você achará comumente no varejo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.