Governador do PA, Helder Barbalho é reeleito presidente do Consórcio da Amazônia Legal


Barbalho (MDB) teve apoio dos nove governadores dos estados da região e deve exercer mandato até o final de 2024. Governador Helder Barbalho terá mais um ano à frente do consórcio da Amazônia Legal.
Reprodução / Agência Pará
O governador do Pará Helder Barbalho (MDB) foi reeleito presidente do Consórcio da Amazônia Legal.
Ele teve apoio dos nove governadores dos estados da região e deve exercer o mandato até 31 de dezembro de 2024.
No discurso, Barbalho defendeu “união dos estados no consórcio para enfrentar desafios e também para valorizar oportunidades”, fazendo referência à realização da Conferência das Partes (COP), evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, que a capital do Pará deve sediar em 2025.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“A realização da COP pela primeira vez na Amazônia nos permitirá mostrar ao mundo a realidade brasileira da maior floresta tropical do planeta, onde vivem 29 milhões de pessoas. A discussão de qualquer solução envolvendo a Amazônia precisa necessariamente conciliar vocações econômicas com inclusão social e valorização da biodiversidade”, disse o governador.
Segundo Helder, o evento deve trazer resultados para toda a região amazônica. Ele também destacou que o Norte Global deveria financiar ações necessárias para combater o desmatamento na Amazônia e desenvolver economia que faça a floresta viva valer mais do que a floresta morta.
O governo informou que a organização para receber a COP deve deixar para Belém o Parque da Cidade, onde o evento será sediado em Belém. “Será um espaço multidisciplinar com edificações, paisagismo e instalações esportivas voltado para promoção de qualidade de vida, lazer, interação, cultura, arte e bem-estar da população”.
Ainda de acordo com o governo, a prioridade de Helder neste novo mandato no consórcio é a ampliação do sistema de compras compartilhadas, como regularização fundiária, saúde, educação e infraestrutura.
Ele promete também melhorias nos serviços de assistência técnica e extensão rural; estruturação dos órgãos estaduais de governança fundiária, fomento da cultura como geradora de emprego e renda e melhoria na gestão escolar.
Em relação às compras compartilhadas entre os estados da região, o governo do Pará informou que está em fase de finalização a primeira licitação internacional no formato. Será para compra de munições para atender secretarias de segurança pública da região.
O consórcio estabeleceu um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) para que o Governo Federal apoie os estados consorciados no transporte e distribuição das munições que serão adquiridas. A parceria foi publicada no Diário Oficial no último dia 30 de janeiro.
✅ Clique aqui e receba as notícias do g1 Pará direto no WhatsApp
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.