‘Fogo se aproximou muito rápido’, diz banhista que ficou preso em cachoeira por causa de incêndio


Grupo de 18 adultos e 2 crianças não conseguiu fugir por trilhas; ninguém precisou de atendimento médico. Cachoeira fica em Sobradinho, no DF. Grupo de banhista fica preso em cachoeira devido a incêndio.
Breno Paz, de 27 anos, estava no grupo de 20 banhistas — entre eles, duas crianças — ficou preso em uma cachoeira em Sobradinho, no Distrito Federal, neste domingo (22). Não era possível transitar pelas trilhas do local por causa de um incêndio (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
“Todo mundo começou a entrar em desespero pois o fogo estava se aproximando muito rápido quando o vento mudou de direção”, conta o veterinário.
O Corpo de Bombeiros resgatou o grupo pouco antes das 19h. Segundo a corporação, todos foram avaliados pelos socorristas e ninguém precisou de atendimento médico.
Breno Paz diz que o grupo começou a fazer a trilha por volta das 13h, quando não havia sinal de incêndio. Apenas 3 horas depois, eles perceberam a fumaça, que parecia distante do local onde estavam.
“Mas se alastrou muito rápido e quando notamos, já havia impedido [o caminho por] todas as trilhas de saída. Só restava uma direção com mata fechada. Percebemos uma fumaça distante por volta das 17h. Quando era 17h20 já tinha fogo no morro que gravei o vídeo. Minutos depois, percebemos que ficamos encurralados”, explica Breno.
Resgate
Incêndio em vegetação de Sobradinho, no DF
Breno Paz
Segundo o banhista, a orientação dos bombeiros era de todos ficassem dentro da água por conta da fumaça. “Era pra todo mundo ficar só com a cabeça para fora da água. Algumas pessoas se negaram por medo, pois ninguém confiava nisso”, disse o veterinário.
“Tinha uma equipe apagando o fogo com aquela máquina de soprar vento, e outra resgatando as pessoas. Dois deles ficaram com as crianças. Eles chegaram bem a tempo. Tinha gente passando mal, mas por desespero mesmo. Depois ficamos todos bem”, conta Breno.
O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio florestal atingiu a região do Grande Colorado, próximo à cachoeira Quebra dos Deuses. A corporação também informou que, durante a noite de domingo (22), o incêndio atingiu áreas de vegetação densa e de terreno irregular, o que dificultou o combate ao fogo.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: banhistas ficam presos em cachoeira devido a incêndio em vegetação de Sobradinho
AGRESSÃO: árbitro de futebol leva soco e desmaia após dar cartão amarelo para jogador durante partida
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.