EUA vão pressionar por cessar-fogo em Gaza “sem Hamas no poder”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (27/11) nas redes sociais que o governo dos EUA pressionará países como Turquia, Egito, Catar, Israel e outros para “alcançar um cessar-fogo em Gaza”, sem a presença do Hamas no poder.

“Nos próximos dias, os Estados Unidos farão outra pressão com a Turquia, Egito, Catar, Israel e outros para alcançar um cessar-fogo em Gaza com a libertação dos reféns e o fim da guerra sem o Hamas no poder”, divulgou o presidente.

Na manhã desta quarta, teve início oficialmente o cessar-fogo anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a guerra entre Israel e o grupo Hezbollah. A medida foi divulgada na terça-feira (26/11), com o objetivo de interromper o conflito, que durava 14 meses.

Com o cessar-fogo, libaneses começaram a retornar aos seus lares.

Segundo Biden, as negociações visam criar um acordo de “cessação permanente das hostilidades” entre Israel e Hezbollah. Nos próximos 60 dias, as tropas israelenses deixarão o território libanês.

O cessar-fogo começou após o dia mais pesado de ataques em Beirute, no Líbano, incluindo uma série de ataques no centro da capital, desde que Israel intensificou a campanha aérea no país, no fim de setembro, antes de enviar tropas terrestres.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou o êxito nas negociações para o cessar-fogo de 60 dias, que, além dos EUA, envolveram a França. A decisão foi enviada ao gabinete de Segurança de Israel, que aprovou a proposta por 10 a 1.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.