Com parceria do g1, Desafio LED 2024 oferece premiação de R$ 300 mil para estudantes de todo o Brasil

Alunos com mais de 18 anos podem se inscrever. Basta responder à questão: partindo da sua experiência pessoal, qual solução você desenvolveria para melhorar a utilização da tecnologia da educação? Com parceria do g1, Desafio LED 2024 oferece premiação de R$ 300 mil para estudantes
O Desafio Led neste ano tem a parceria do g1 e abriu as inscrições para projetos que usam tecnologia pra revolver problemas na educação. O Movimento LED – Luz na Educação é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho.
Quando a Lorena Trigueiro Rocha passou para o curso de odontologia, na UFMG, em 2018, se deparou com um grande desafio: como arcar com tantos instrumentos caros para aulas práticas? A estudante pensou no desenvolvimento de um aplicativo, o “compartilhaí”, que facilita a doação, o aluguel e a venda de materiais. Este projeto foi um dos vencedores do Desafio LED, em 2023.
“Esse problema não é só na odontologia, esse problema envolve estudantes de outros cursos. Então, foi surgindo essa dificuldade que eu tive, surgiu a necessidade que veio a ideia”, conta ela.
Estudantes acima de 18 anos já podem se inscrever para a edição do Desafio LED de 2024. É de graça. Basta responder a uma questão: partindo da sua experiência pessoal, qual solução você desenvolveria para melhorar a utilização da tecnologia da educação?
Desafio LED + g1 abre inscrições para propostas de como resolver problemas educacionais com tecnologia; prêmios somam R$ 300 mil
Os cinco finalistas do Desafio LED vão dividir o prêmio de R$ 300 mil – de forma não igualitária. O diretor de valor social da Globo, Cristovam Ferrara, explica por que esta edição quer destacar, principalmente, projetos tecnológicos.
“Isso já faz parte do dia a dia deles e eles têm que pensar como isso pode promover um ensino ainda melhor para eles e para os outros. Com certeza vão trazer ideias inovadoras, disruptivas, ideias que ainda não foram concebidas e não estão na prática”, diz Ferrara.
O g1 é parceiro neste ano. Vai fazer uma cobertura exclusiva com todas as informações sobre as etapas do processo. A líder de produtos digitais do jornalismo da Globo, Thaísa Coelho, afirma que a participação do g1 vai impulsionar o Desafio LED.
“A gente fala com 60 milhões de pessoas em todos os cantos do país e um terço desse público tem entre 18 e 24 anos. São pessoas que estão fazendo vestibular, entrando nas universidades, começando a sua jornada de desenvolvimento no mercado de trabalho e o digital traz essa oportunidade para a gente estar bem pertinho dessas pessoas, apoiando ali, levando informações de qualidade e de credibilidade nessa trajetória”, conta Thaísa.
A especialista em educação Luana Tolentino acredita que iniciativas como essa são essenciais para que os estudantes sigam acreditando na importância do conhecimento como agente de transformação da sociedade.
“Um país que quer sonhar com o futuro é um país que precisa investir em educação. Então, eu entendo que esse prêmio incentiva, é um impulso para que a gente possa alcançar essa meta”, pontua.
As inscrições para o Desafio LED + g1 vão até 31 de março no site www.movimentoled.com.br.
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