Os que fazem a cidade respirar: Dia do Gari é celebrado em Feira de Santana

Gari/ agente de limpeza
Foto: Iara Oliveira/ Acorda Cidade

Nesta sexta-feira, dia 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari. A data é um importante lembrete para que a população valorize, cada dia mais, um ofício essencial para o bom funcionamento da vida em comunidade. Apesar de contribuírem diretamente com a sociedade, os profissionais da categoria enfrentam questões como a invisibilidade e o preconceito.

Em Feira de Santana, são cerca de 1.000 profissionais atuando, dia e noite, para garantir que a cidade permaneça limpa, segura e saudável. No sábado (17) as atividades de limpeza pública estarão suspensas, pois, a pedido do sindicato, a categoria terá um dia repleto de atividades em celebração à data.

Para Sérgio Ojer, superintendente da Sustentare, empresa responsável pela limpeza pública de Feira de Santana, a data é uma oportunidade de ressaltar, ainda mais, o trabalho essencial que os garis — ou, como ele gosta de classificá-los, os agentes de limpeza — realizam.

“Na etimologia da palavra, agente é aquele que faz, e eles fazem muito. Há um tempinho atrás, por circunstâncias que não são as melhores, a gente verificou como seria um ou dois dias sem esses agentes de limpeza nas ruas. Eu recebi muitas mensagens dizendo que a gente não vê tudo o que essas pessoas fazem e que isso acabou se tornando algo normal para nós. Então, a importância do agente de limpeza como agente de saúde é enorme. Sem limpeza, não temos saúde”, disse Ojer.

O superintendente continuou: “No nosso ramo, muitas vezes, o silêncio é um elogio. Mas, muitas vezes, isso incomoda. As pessoas ainda não enxergam a importância do trabalho deles, e este dia tem que servir para isso: para destacar a importância desse trabalho duro. Falávamos sobre isso na Micareta também — sob chuva, sol, madrugada — a categoria realizou um trabalho árduo. Eu tenho que parabenizar todos os colaboradores, todos os agentes de limpeza do país, mas especialmente os de Feira de Santana”, afirmou o superintendente.

O agente de limpeza Carlos André Dias da Oliveira, muito feliz pela comemoração da data, também parabenizou os colegas de trabalho.

“É um trabalho digno, que Deus me honrou de uma forma especial, em primeiro lugar. Eu trabalho com amor, me dedicando ao meu trabalho, me dedicando a esse trabalho maravilhoso que Deus me deu, que Deus me honrou”, disse.

“A todos os nossos colegas, um feliz Dia do Gari, que a gente merece. É um trabalho essencial e eficaz, nós zelamos pelo meio ambiente. Merecemos todas as homenagens, pois este é o nosso grande dia”, completou a agente de limpeza Jamile da Silva Santos.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.