
De acordo com o Samu, a equipe foi acionada na comunidade de Lapinha dos Gramas, na zona rural. A menina apresentava edema no local da picada e sangramento. Ambulância do Samu
Walter Strozzi/acidade on
Uma menina, de seis anos, precisou ser levada de Coração de Jesus para Montes Claros ao ser picada por uma cobra quando voltava da escola nessa quarta-feira (14).
De acordo com o Samu, a equipe foi acionada na comunidade de Lapinha dos Gramas, na zona rural. A menina apresentava edema no local da picada e sangramento.
Segundo o Samu, a mãe da criança relatou que estava caminhando da escola para casa quando notou que tinha sido picada por algum bicho no momento em que passava perto de uma ponte. O pai da garota refez o caminho, achou a cobra, a matou e entregou para os socorristas.
Cobra que picou a menina
Samu
O Samu informou ainda que garota chegou a ser levada para o Hospital de Coração de Jesus, mas os profissionais de saúde optaram por transferi-la para o Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros, já que a quantidade de soro antiofídico que o município tinha poderia não ser suficiente.
O g1 entrou em contato com o HU, que informou que a menina está internada e estável, recebendo os cuidados necessários. A unidade de saúde é referências para casos de picadas de animais peçonhentos no Norte de Minas Gerais.
O que fazer e o que não fazer ao ser picado
Maior produtor de vacinas e soros da América Latina o Instituto Butantan tem orientações sobre o que fazer e o que não fazer em caso de picada de cobra, veja abaixo:
👎Não fazer torniquete
👎Não passar nada no local da picada
👎Não fazer cortes na tentativa de extrair o veneno
👎Não sugar o local na tentativa de extrair o veneno
👎Não consumir álcool
👍Lavar o local com água e sabão
👍Ir ao hospital ou posto de saúde mais próximo
👍Ficar deitado e elevar o membro onde a picada ocorreu
👍Se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada
🐍Segundo o Instituto Butantan, a picada de cobra pode causar: Dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.
LEIA TAMBÉM:
Como é produzido o soro antiofídico?
Acidentes com animais venenosos: saiba o que fazer
Cientistas podem estar mais perto de criar antídoto universal para picadas de cobra
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
BR-251: Rodovia possui histórico de graves acidentes entre Montes Claros e a BR-116
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.