CEOs acreditam que equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

Apenas 44% dos Chief Information Officers (CIOs) são considerados por seus Chief Executive Officers (CEOs) como “especialistas em Inteligência Artificial (IA)”, de acordo com uma pesquisa do Gartner. A pesquisa Gartner CEO and Senior Business Executive Survey, feita com 456 CEOs e outros executivos sêniores de negócios em todo o mundo, foi realizada de junho a novembro de 2024 e mediu as percepções dos CEOs sobre a C-Suite.
Segundo o estudo, 77% dos CEOs acreditam que a IA está inaugurando uma nova era de negócios, mas acham que os principais especialistas em tecnologia de suas empresas não têm o conhecimento e os recursos para apoiar, impulsionar ou acelerar os resultados de negócios nesse cenário em evolução.
“Nunca vimos uma lacuna tão desproporcional nas impressões dos CEOs sobre a disrupção tecnológica”, diz David Furlonger, vice-Presidente Analista Distinto e Gartner Fellow. “A Inteligência Artificial não é apenas uma mudança incremental dos negócios digitais, mas sim uma transformação radical na forma como os negócios e a sociedade funcionam. Uma implicação significativa é que, se o conhecimento da C-Suite não for aprimorado rapidamente, a competitividade será prejudicada e a sobrevivência corporativa estará em jogo.”
Os CEOs consideram que até mesmo CIOs, Chief Information Security Officers (CISOs) e Chief Data Officers (CDOs) não têm conhecimento elevado de IA. A preocupação dos CEOs com a experiência tecnológica do C-Level não é nova. A pesquisa Gartner CEO realizada entre 2019 e 2020 mostrou que a avaliação dos CEOs sobre o conhecimento tecnológico necessário para a era digital de seus executivos estava abaixo do ideal.
Percepções de CEOs sobre o conhecimento de Inteligência Artificial (2025 a 2026) e tecnologia (2019 a 2020) da C-Suite
Fonte: Gartner (Maio 2025)
Fatores limitantes que afetam a implementação de IA
Os CEOs destacam que os dois principais fatores limitantes que afetam a implementação e o uso da Inteligência Artificial são a incapacidade de contratar um número adequado de pessoas qualificadas e de calcular valor ou resultados obtidos.
“Os CEOs mudaram sua visão sobre a IA de apenas uma ferramenta para uma maneira transformadora de trabalhar”, diz Jennifer Carter, analista Principal do Gartner. “Essa mudança destacou a importância do aprimoramento das habilidades. À medida que os líderes reconhecem o potencial da IA e seu impacto em suas empresas, eles entendem que o sucesso não se trata apenas de contratar novos talentos. Em vez disso, trata-se de equipar seus funcionários atuais com as habilidades necessárias para incorporar perfeitamente a IA nas tarefas diárias.”
Esse foco no aprimoramento de habilidades é uma resposta estratégica ao papel em evolução da IA nos negócios, garantindo que toda a companhia possa se adaptar e prosperar nesse novo paradigma. Sessenta e seis por cento dos CEOs disseram que seus modelos de negócios não estão adequados para fins de IA, de acordo com a pesquisa. Os executivos devem, portanto, desenvolver e aprimorar o conhecimento de Inteligência
Artificial relacionado a cada prioridade de missão crítica.
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