Três gerações de mães: o legado de amor e fé de uma matriarca de 109 anos

Gerações de mães: dia das mães
Dona Dalcisa comemora o Dia das Mães com a filha, neta e bisneta (Foto: Acervo pessoal)

Aos 109 anos, Dona Dalcisa Bozzi Carvalho já viu o mundo mudar mais de uma vez. Mas dentro de sua casa, há algo que permanece inalterado: a força do amor e da fé como herança de mãe para filha, de avó para neta, de bisa para bisneta.

Com 5 filhos, 15 netos e 18 bisnetos, a professora enxerga a trajetória até a marca centenária com muita gratidão.

Valeu a pena chegar aos 109 anos e desfrutar, com muita emoção e amor, o respeito e o carinho que filhos, netos e bisnetos têm por mim.

Mas além de mãe, avó e bisa, Dona Dalcisa também é filha — e foi com sua mãe que aprendeu sobre resiliência e fé, algo que ressoou nas gerações seguintes. “Minha mãe ficou viúva aos 27 anos, com quatro filhos, e, com fé e determinação, conseguiu educá-los e encaminhá-los para a vida.”

Fé e educação: heranças que atravessam gerações

Maria das Graças Carvalho Nader, Gracinha, filha de Dona Dalcisa (Foto: Acervo pessoal)

Conversando com as mulheres da família, dá para perceber que a fé é o valor central, carregado com orgulho por cada uma delas. Quando se tornou mãe, Gracinha Nader, 68 anos, filha de Dona Dalcisa, se inspirou na própria criação para educar as filhas.

“Foram muitos os aprendizados: a empatia, o respeito, o amor, a união e a fé católica. Mamãe foi a minha grande inspiração e incentivadora. Agradeço a ela a minha formação superior e o exercício profissional. O estudo e a leitura eram obrigatórios. Esses também foram os pilares para a criação das minhas filhas”, diz.

Patrícia Carvalho Ferreira e Natália Carvalho Ferreira, neta e bisneta de Dona Dalcisa, enxergam na matriarca um exemplo de sabedoria, alegria e positividade.

Patrícia, de 48 anos, conta que, como professora, a avó sempre incentivou o estudo e o esforço: “Ela sempre dizia: ‘A paciência e a perseverança são a chave do sucesso’.”

Patrícia Carvalho Ferreira, neta de Dona Dalcisa (Foto: Acervo pessoal)

Já Natália, de 17 anos, revela que carrega consigo uma frase que a bisa sempre diz:

A vida é bela, e deve ser vivida da melhor forma com muito amor e carinho entre as pessoas que amamos.

O que elas diriam para Dona Dalcisa neste Dia das Mães?

Natália Carvalho Ferreira, bisneta de Dona Dalcisa (Foto: Acervo pessoal)

As mulheres da família aproveitam a data para homenagear Dona Dalcisa. “Mãe, agradeço pelo seu amor incondicional, abnegação, ternura e por ser o esteio familiar. Sempre muito carinhosa e gentil. Possuidora de um lindo sorriso e de uma imensa alegria. Alma pura e leve. Agradeço a Deus pela sua vida. Parabéns pelo Dia das Mães! Amo você!”, diz Gracinha.

“Obrigada por ser tão sábia. Obrigada por cada conselho e ensinamento. Obrigada por cada abraço. Obrigada por viver tanto por nós”, completa a neta.

“Agradeceria a ela por ser tão doce, conselheira e adorável. Por ela alegrar nossas vidas com apenas um sorriso”, finaliza a bisneta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.