Camerata de Feira de Santana apresenta concerto Encontros

Camerata de Feira de Santana apresenta concerto Encontros
Foto: Eduardo Quintela

Na próxima sexta-feira (16), a Camerata de Feira de Santana apresenta o concerto Encontros, uma celebração da música como espaço de trocas, escuta e afeto. No teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

No evento aconteceram encontros entre épocas e estilos, entre compositores de mundos distintos e, de maneira especial, entre músicos que compartilham não apenas o palco, mas também laços de amizade, afinidade e inspiração mútua.

Nesta edição, os irmãos Lucas e Luan Santa Clara são os convidados especiais. O repertório escolhido reflete esse diálogo sensível. “Eles somarão seus talentos à Camerata, fortalecendo o espírito de conexão que norteia esta proposta artística, onde sons e histórias se entrelaçam em experiências vivas e transformadoras”, destacou a organização do concerto Encontros.

A organização disse que o “repertório escolhido reflete esse diálogo sensível. De Mozart, ouviremos obras que transbordam tanto leveza quanto profundidade — do encantador Divertimento K. 138 ao comovente Lacrimosa, passando pela Fantasia em Ré menor para piano solo, interpretada por Simone Gonçalves, que nos conduz ao lirismo e ao drama típicos do compositor austríaco”.

“A jornada musical segue com a Suíte Holberg, de Edvard Grieg, na qual o passado barroco é reimaginado com o romantismo nórdico e refinado senso de forma. O concerto culmina com a potência emocional do tango de Astor Piazzolla, em Libertango e La Muerte del Ángel — obras que expressam com intensidade a beleza, o conflito e a paixão que ultrapassam fronteiras e estilos”, completou.

Será um Encontro entre músicos e público, tradição e reinvenção, emoção e escuta. Prometendo ser uma experiência de música de câmara, viva, próxima e transformadora.

Camerata de Feira de Santana

A Camerata de Feira de Santana foi criada em 2022, fruto de um sonho que deu início a um projeto novo na cidade. Formado por 2 violinos, 1 Viola, 1 violoncelo e 1 piano, o grupo busca apresentar a Feira de Santana música camerística, com repertório que vai do erudito ao popular buscando a diversidade de estilos e ritmos.

O objetivo principal do grupo é criar uma referência em música de câmara na cidade, cultivando a diversidade da música em diferentes estilos, em série de apresentações didáticas e temáticas na cidade. Já se apresentou em diversos espaços culturais importantes na cidade, em locais, tais como, Teatro do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte), Museu Regional de Artes (MRA / Cuca), Casa de Cultura e Arte Dr Silvio Marques, Natal da Prefeitura Municipal de Irará, Show Thiago in Concert se apresentando para mais de 1 mil pessoas ao longo dos anos e eventos.

Instituto Antônio Gasparini

O Instituto Antônio Gasparini (IAG), que acolhe a camerata, é uma instituição sem fins lucrativos que busca desenvolver ações sociais para idosos, jovens, adolescentes e crianças, a partir da relação com políticas públicas ligadas principalmente ao fomento da autoestima e respaldadas nos Direitos Humanos e na Cidadania, conforme a Lei nº 8742/93 (Loas).

O Instituto atua em duas importantes frentes: o Centro de Convivência Domingos Mincarone – que se configura como um espaço de convívio entre gerações, voltado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e em busca do desenvolvimento humano, através de atividades que promovem o resgate da plena cidadania – e o Núcleo Antônio Gasparini, que integra o programa Neojiba e promove a integração social por meio do ensino e da prática musical coletiva.

Serviço:

Concerto da Camerata de Feira de Santana

Série: Encontros;

Data: 16 de Maio de 2025;

Horário: 20h;

Local: Teatro do Cuca. Rua conselheiro Franco, em Feira de Santana;

Entrada: R$30 (inteira), R$15 (meia);

Vendas: Sympla.

Camerata de Feira de Santana apresenta concerto Encontros
Foto: Divulgação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.