Número de mortes em investigação por dengue na região no início de 2024 já é três vezes maior do que no mesmo período do ano passado


Barbacena, Piau, Tocantins, Ubá e Cataguases são as cidades que registram óbitos suspeitos em 31 dias deste ano. Veja mais sobre o balanço, realizado com dados da SES-MG e prefeituras. Mosquitos Aedes aegypti, foto ilustrativa
Reuters/Paulo Whitaker
Seis mortes suspeitas por dengue são investigadas na Zona da Mata e Campo das Vertentes no início de 2024. Os dados são do Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e das prefeituras. O número é três vezes maior do que o registrado no mesmo período no ano passado, quando foram 2 notificações.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Conforme a SES-MG, as cidades de Piau (1), Tocantins (1), Ubá (1) e Cataguases (2) foram os municípios que contabilizaram óbitos pela doença nos 31 dias de 2024. Já em Barbacena, há uma morte em apuração que ainda não consta no painel do estado, mas que já foi notificada pela Prefeitura.
O g1 entrou em contato com as prefeituras para mais informações sobre as investigações. Veja abaixo o que diz cada uma.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Barbacena
Na cidade, o óbito investigado é de um homem que deu entrada no Hospital Regional no último dia 20 de janeiro com outra condição clínica já pré-existente e evoluiu para um estado de saúde grave no decorrer da semana, com disfunção de alguns órgãos e também hemorragia.
Segundo a chefe da vigilância epidemiológica, Andressa Guedes Duque, foram realizados exames de sorologia para possível identificação de febres hemorrágicas como febre amarela, leptospirose, dengue e chikungunya.
“Para a leptospirose e para a febre maculosa os resultados parciais deram não reagentes, mas aguardamos a finalização do processo, de análise dos dados e dos demais exames”, explicou à TV Integração.
Ainda de acordo com Andressa Guedes, a incidência da doença está em todos os bairros da cidade e, por isso, são realizadas ações de campo como fumacê, vistoria de imóveis, atendimento de denúncias e desenvolvimento de um plano de ação voltado não só para a vigilância sanitária, mas também para o saneamento ambiental.
Até quarta-feira (31), Barbacena tinha 76 casos positivos de dengue.
Piau
Conforme a Prefeitura, a morte suspeita é de um idoso de 63 anos, que morreu no dia 13 de janeiro deste ano.
Visando combater os focos do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde da cidade recebeu uma força-tarefa do estado para auxiliar os agentes de endemia na luta contra o mosquito.
*As outras cidades citadas não responderam ao g1 até a última atualização desta matéria.
1️⃣ O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses;
O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e tem quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
2️⃣ Principais sintomas
Nem sempre a infecção apresenta sintomas;
O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve;
Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39 °C a 40 °C), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas. Como:
Dor de cabeça intensa;
Dor atrás dos olhos;
Dores musculares e articulares;
Náusea e vômito;
Manchas vermelhas no corpo.
❗ O ministério alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue.
LEIA TAMBÉM:
DENGUE: Juiz de Fora tem quase oito vezes mais casos confirmados de dengue no início de 2024
CARNAVAL 2024: Ruas são interditadas e linhas de ônibus alteradas para mais um fim de semana de blocos em Juiz de Fora
ASTRONOMIA: Parque da Serra do Brigadeiro tem inscrições gratuitas para sessão de observação astronômica
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.