O que significa que um vinho é varietal, corte, blend ou assemblage


Termos indicam uvas usadas para produzir a bebida. Quando se trata de uvas usadas na elaboração, o vinho se divide em duas categorias: varietal e corte. O primeiro termo indica que a bebida foi produzida apenas com uma uva; o segundo, que mais de uma variedade compõe o rótulo.
Você pode também escutar de um sommelier ou ler na etiqueta que o vinho é um blend ou assemblage. Estas duas palavras, uma inglesa e a outra francesa, nada mais são do que sinônimos de corte. Então, corte, blend e assemblage indicam a mesma coisa: um vinho elaborado com mais de uma uva.
Varietal é um conceito de vinhos com uma única cepa que surgiu nos Estados Unidos depois da Lei Seca (1920-1933) para valorizar as castas mais nobres. Cada país ou região tem suas regras próprias em relação ao que pode ou não ser denominado varietal.
Grandes exemplos de vinhos varietais são os tintos e brancos da Borgonha, na França, produzidos respectivamente com a uva tinta Pinot Noir e a branca Chardonnay. Ou ainda o Malbec da Argentina e o Cabernet Sauvignon do Chile.
Já o corte é uma mistura de uvas combinadas para aprimorar o equilíbrio e dar ao vinho um estilo constante. Aqui entra a arte do enólogo em temperar vinhos para melhorá-los ainda mais.
Exemplos de blends são os vinhos de Bordeaux, muitos dos quais são cortes das uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, os portugueses que empregam muitas cepas autóctones ou ainda os italianos do Vêneto que costumam ser elaborados com uvas como Corvina, Corvinone e Rondinella.
Moillard Chablis Coquillage Branco
Moillard Chablis Coquillage Branco
Divulgação
Produzido na Borgonha com a uva Chardonnay, é um vinho branco varietal de Chardonnay muito equilibrado, com final fresco e notas de limão. Amadurece por 10 meses para maior complexidade e combina com ostras, queijos de cabra, queijos azuis e queijo Comté.
Moillard Bourgogne Hautes-Côtes-de-Beaune Les Alouettes
Moillard Bourgogne Hautes-Côtes-de-Beaune Les Alouettes
Divulgação
Tinto varietal da Borgonha elaborado 100% com a uva Pinot Noir. Apresenta aromas de frutas silvestres, cereja, framboesa e mirtilo, com notas de pimenta. Em boca, possui ótima acidez, ótima estrutura e taninos firmes. Combina com carnes assadas, pratos à base de curry e queijos macios.
Norton D.O.C. Malbec
Norton D.O.C. Malbec
Divulgação
As uvas Malbec que originam este vinho tinto são cultivadas em Luján de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras e pimenta-preta. Em boca, taninos macios, ótima estrutura e longo final. Amadurece por 18 meses em barricas francesas e 6 meses em adega antes da comercialização. Combina com carnes e massas com molhos encorpados.
Carolina Reserva Cabernet Sauvignon
Carolina Reserva Cabernet Sauvignon
Divulgação
Este tinto varietal, elaborado no Chile pela renomada vinícola Santa Carolina, apresenta aromas clássicos de cassis e tabaco. Em boca, é encorpado e com taninos macios. Amadurece 8 meses em barrica de carvalho americano e francês. Ideal para acompanhar carnes assadas.
Château Caronne Ste. Gemme 2016
Château Caronne Ste. Gemme 2016
Divulgação
Blend de uvas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, este vinho de Bordeaux, na França, é muito rico em aromas, com muita fruta vermelha e negra, compota, notas de carvalho e tabaco e um toque de mel. No paladar, é seco, com taninos presentes, porém macios, acidez equilibrada e agradável, com final persistente. Amadurece aproximadamente por 12 meses em barrica de carvalho francês. Acompanha carnes vermelhas, carnes de caça e queijos curados.
Espumante 3B Blanc de Blancs
Espumante 3B Blanc de Blancs
Divulgação
Espumante português elaborado com um assemblage de três uvas de Portugal: Bical, Cercial e Maria Gomes. Apresenta aromas muito minerais com notas defumadas. Em boca, destacam-se os delicados sabores que lembram pera e erva-doce, com notas de tomilho e mel. Elaborado pelo método tradicional (champenoise). Amadureceu por 9 meses. Acompanha peixes, canapés e queijos leves.
Valpolicella Ripasso DOC Aristocratico
Valpolicella Ripasso DOC Aristocratico
Divulgação
Vinho tinto do Vêneto, na Itália, elaborado com as uvas Corvina, Corvinone e Rondinella, com aromas de frutas como framboesas e cerejas, com notas florais e apimentadas. Em boca, destacam-se também as notas de frutas e pimentas, com ótima estrutura e acidez. Amadurece em barricas por 24 meses e combina com risotos, massas, carnes assadas e queijo parmesão.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.