Com selo de origem e destaque internacional, pimenta-rosa ganha festival no Espírito Santo

Maior produtor e exportador de pimenta-rosa do Brasil, o Espírito Santo vai sediar, no dia 6 de maio, o 3º Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa. O evento acontece em São Mateus, no norte capixaba, e deve reunir especialistas, produtores, extrativistas, empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas, com foco no fortalecimento da cadeia produtiva da aroeira — planta nativa da Mata Atlântica, da qual se extrai o fruto conhecido como pimenta-rosa.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Festival movimenta São Mateus e valoriza produção capixaba de pimenta-rosa

Com programação no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o festival é coordenado pelo Incaper, com apoio de parceiros. Palestras, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, exposições e atrações culturais estão entre as atividades previstas, voltadas à troca de experiências, à valorização dos saberes tradicionais e à promoção de práticas sustentáveis.

Além de discutir soluções e propor caminhos para o fortalecimento do setor, o festival destaca o potencial econômico, social e ambiental da pimenta-rosa, que vem ganhando espaço em mercados como o gastronômico, cosmético, farmacêutico e de bioinsumos.

“O festival reforça o protagonismo do Espírito Santo na cadeia da aroeira e promove o desenvolvimento sustentável por meio da valorização dos saberes tradicionais, da inovação e da biodiversidade local. Esta edição será também um espaço de encaminhamento de propostas e soluções para fortalecer o setor”, destaca a coordenadora de Recursos Naturais do Incaper, Fabiana Ruas, que é organizadora e uma das palestrantes do evento.  

Nos estandes do festival, o público poderá conhecer produtos artesanais à base de pimenta-rosa, como cervejas, cachaças, queijos, óleos essenciais, mel, própolis e cosméticos. Haverá também degustação de pães, biscoitos, geleias, molhos e tortas desenvolvidos em uma capacitação culinária promovida na semana do evento.

Uma das ações de destaque será o cadastramento e a entrega de carteirinhas a coletores de produtos florestais não madeireiros, como forma de reconhecer o trabalho dos extrativistas e valorizar o manejo sustentável da aroeira no Espírito Santo.

Indicação Geográfica valoriza identidade capixaba

São Mateus é referência nacional na produção, coleta e exportação da pimenta-rosa. Em 2023, o município conquistou a Indicação Geográfica (IG) da especiaria, com apoio técnico do Incaper. O selo reconhece a origem e a qualidade do produto, fortalecendo a identidade territorial e abrindo novas oportunidades nos mercados nacional e internacional.

Aroeira: da natureza à inovação

A aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi) é uma espécie nativa da América do Sul, com ocorrência em toda a faixa litorânea brasileira, especialmente em áreas de Mata Atlântica. Seus frutos avermelhados, colhidos entre abril e junho, são amplamente utilizados na gastronomia, medicina popular, fitoterapia, aromaterapia e cosmética, graças às propriedades antioxidantes e antimicrobianas, que despertam cada vez mais o interesse da ciência.

Para garantir a qualidade e sustentabilidade da produção, o Incaper desenvolve pesquisas e materiais técnicos voltados às boas práticas de colheita e manejo da espécie, promovendo a profissionalização e o reconhecimento da produção capixaba.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.