
O município de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, confirmou a morte de uma criança por complicações causadas por uma meningite bacteriana, nesta sexta-feira (02).
O secretário de saúde do município, Elcimar de Souza Alves, confirmou o caso, mas não informou a idade e nem o local que a criança morava para preservar a família. A vítima era aluna da rede municipal de ensino.
LEIA TAMBÉM:
A melhor época para tratar manchas e rejuvenescer a pele
Confira 7 dicas para combater o jet lag na próxima viagem
Paralisia facial: o que você precisa saber sobre essa condição
Além disso, a secretaria informou que medidas de bloqueio epidemiológico foram adotados e que não há outra pessoa no município com sintomas ou casos suspeitos de meningite bacteriana.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi procurada, mas, até o fechamento desta matéria, não teve retorno.
Domingos Martins registrou caso em abril
Em abril deste ano, a cidade de Domingos Martins, na Região Serrana, confirmou um caso de meningite bacteriana em menino de 9 anos.
A criança havia sido atendida inicialmente no pronto-socorro do Hospital de Domingos Martins e, após avaliação médica, foi transferida para um hospital na Capital capixaba para tratamento especializado.
O que é a meningite?
A meningite bacteriana é uma infecção grave que provoca uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
No Brasil, ela é considerada uma doença endêmica. De acordo com o Ministério da Saúde, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano.
A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e no inverno, já os casos de meningites virais ocorrem com mais frequência na primavera e no verão.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Ela também pode ocorrer por fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
A vacina está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sintomas da meningite
A meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca.
Muitas vezes há outros sintomas, como mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), situação mental alterada (confusão).
Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como convulsões, delírio, tremores e coma.
Ao perceber qualquer sintoma, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
*Texto sob supervisão do editor Leone Oliveira