A Veracel, indústria de celulose com operação na região Sul da Bahia, acaba de divulgar o seu mais recente Relatório de Sustentabilidade. O material reúne as principais conquistas da empresa ao longo de 2024 com relação à agenda ambiental, social e de governança (ASG), bem como os resultados alcançados pela companhia.
Entre os destaques do último ano, a empresa registrou um aumento de 10% de sua produtividade florestal em comparação com 2023. Este resultado se deve em razão de diversas iniciativas planejadas para otimizar as operações da Veracel, como o aumento do aproveitamento de mudas no viveiro, a implementação de novas tecnologias e a inauguração de um viveiro de pesquisa exclusivo para avanços em melhoramento genético das plantações de eucalipto da companhia.
Também como fruto deste trabalho, a Veracel registrou a maior expansão de base florestal da sua história – 3,8 mil hectares – o dobro da área expandida no ano anterior, além de uma produção de 21 milhões de toneladas de celulose fabricadas desde o início de sua operação fabril, em 2005.
As operações da companhia estão distribuídas entre 11 municípios, com uma área certificada de 203,7 mil hectares, sendo 90,6 mil hectares de área produtiva e 25,4 mil hectares em que os parceiros florestais da Veracel atuam, com um hectare de mata nativa mantido pela empresa para cada hectare de eucalipto plantado. Todos os procedimentos da companhia são amparados por certificações internacionais.
“Reafirmamos, de forma cada vez mais consistente, nosso compromisso com uma atuação sustentável, pautada pelas melhores práticas de gestão, pela preservação ambiental e pela construção de relações sólidas e duradouras com as comunidades do entorno”, destaca Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel.
DESTAQUES AMBIENTAIS
Na área ambiental um dos grandes destaques foi a condução de um estudo e parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia que mapeiam as origens de amostras de resíduos plásticos encontrados nas praias do entorno do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), por onde a companhia realiza o transporte marítimo de sua celulose. A iniciativa apoia estudos sobre a incidência de lixos nas praias da Bahia, além de ser uma forma de entender como os impactos climáticos podem impactar as correntes marítimas pela forma com que carregam estes itens às praias. Como parte desse projeto, a companhia retirou 140kg de lixo plástico em praias do Extremo Sul baiano, que foram devidamente catalogados e direcionados para a reciclagem.
A empresa ainda reciclou mais de 50 mil toneladas de resíduos industriais em 2024. Vale destacar que, nos últimos 12 anos, a Veracel aumentou em quase 30% o índice de reciclagem de seus resíduos.
Outro destaque importante foi a restauração de 411,06 hectares de floresta nativa no Sul da Bahia durante o ano de 2024 por meio do Programa Mata Atlântica (PMA) da Veracel, uma iniciativa que desde 1994 tem, como meta, a restauração anual de 400 hectares e já contribuiu com o plantio de mata nativa em mais de oito mil hectares desde o seu início.

GESTÃO DE PESSOAS E INVESTIMENTOS SOCIAIS
Em 2024, a Veracel foi considerada, pelo sétimo ano consecutivo, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, segundo a certificação da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW), especializada em avaliar a qualidade e atributos dos ambientes de trabalho das corporações. Este reconhecimento é resultado de uma avaliação abrangente da percepção dos colaboradores sobre o clima organizacional e as práticas de gestão de pessoas da empresa.
O ano também foi marcado por um aumento de 34,2% de representatividade feminina na liderança da Veracel, um exemplo de um resultado direto das ações de mentoria, de capacitação, desenvolvimento de carreiras e diversas outras iniciativas em prol da diversidade que têm sido implementadas pela empresa nos últimos anos.
Outro marco importante foi o investimento de cerca de R$ 10 milhões em programas sociais junto às comunidades da região de operação da empresa. Um apoio que beneficiou diretamente 1.661 famílias em programas de apoio e desenvolvimento da agricultura familiar durante o ano de 2024.
A Veracel também busca manter um relacionamento sólido e rotinas de diálogo permanente com as 34 comunidades indígenas localizadas no entorno de suas operações. Ao longo do último ano, quase 6 mil alunos e professores destas comunidades foram beneficiados pelo Programa Educação é Vida da Veracel, que há 14 anos estimula os estudos dos jovens com a doação de kits escolares com itens como caderno, lápis, caneta e régua.
A companhia apoia 20 colônias e associações de pescadores da região de Belmonte, em seu compromisso com a comunidade de pesca artesanal do entorno do TMB. Em 2024 a empresa doou 1.391 kits de salvatagem para as comunidades e associações de pescadores locais, além de ter apoiado a reforma da Sede da Associação de Pesca de Santo Antônio, no município de Cabrália e elaborado o Projeto de Reconstrução do PIER de Santa Cruz, previsto para 2025.
“O Relatório de Sustentabilidade é um registro da nossa atuação, pautada pela inspiração em construir um futuro melhor para todas as pessoas de nossa empresa e comunidade, assim como pelo desejo em gerar oportunidade e desenvolvimento em todo o nosso território de atuação”, finaliza Zanardo.
Estes e outros destaques podem ser consultados pelo site da empresa clicando aqui.
DESTAQUES DIGNOS DE ORQUESTRA
Para comunicar os resultados do Relatório de Sustentabilidade de 2024, a Veracel apostou em uma novidade que tem como premissa valorizar a cultura nordestina e suas raízes como empresa baiana. A companhia firmou uma parceria com o Instituto Ecoar — organização que já conta com o apoio da Veracel via leis de incentivo para ensinar música clássica para jovens das comunidades do Sul da Bahia — para apresentar os destaques do relatório de forma musical.
Por meio da orquestra do Instituto, toda formada por jovens locais, a companhia traz, em um vídeo de pouco mais de quatro minutos, as principais conquistas do ano de 2024 cantadas em um repente — formato musical de raízes tipicamente nordestinas com base no improviso cantado. Na voz dos músicos Orlando Alves e Marcinho do Acordeon, a melodia passa pelos principais resultados conquistados pela empresa ao longo do ano, valorizando a produção de celulose feira pela Veracel da Bahia para o mundo.
A utilização do repente, uma forma musical tradicional do Nordeste, tem como objetivo também valorizar a cultura regional, trazendo um elemento autêntico da música popular nordestina para comunicar de maneira criativa e envolvente os resultados da empresa. Com essa abordagem, a Veracel reforça sua conexão com o Nordeste e celebra as conquistas empresariais de uma maneira única, celebrando ao mesmo tempo a identidade cultural da região. O vídeo pode ser acessado pelo YouTube da companhia.
O post Veracel divulga Relatório de Sustentabilidade 2024 apareceu primeiro em Portal Celulose.