
Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a identificação das doenças é importante, pois nem todas têm um tratamento eficaz Banana cultivada em Iranduba no interior do Amazonas
Reprodução
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária realizaram uma capacitação para produtores rurais identificarem e combaterem doenças em plantações de bananas, em Iranduba, no interior do Amazonas. O curso ofertado pela empresa é gratuito para os agricultores interessados.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o pesquisador da Embrapa, Luadir Gasparotto, basta uma doença para prejudicar toda a plantação e consequentemente causar prejuízos para os produtores.
“A principal doença que considero sem controle na nossa região é o núcleo da bananeira, causado pela bactéria Ralstonia solanacearum. A incidência é muito alta em áreas de várzea, porque as águas das enchentes transportam a bactéria de um local para outro. É um problema sério. Já a sigatoka-negra, nós conseguimos controlar com resistência genética e produtos químicos”, explicou Luadir
Conforme a Embrapa, a identificação das doenças é importante, pois nem todas têm um tratamento eficaz. E devido as áreas de várzea na região amazônica, água acaba a bactéria de um lugar para outro.”
Uma das formas que a identificação de forma da doença é observando manchas nas folhas, frutos com coloração diferente ou crescimento atrofiado das árvores. De acordo com os pesquisadores, uma nova ameaça para os bananais está sendo monitorado pela empresa. O funfo já foi encontrado na região de Itacoatiara, município do interior do Amazonas.
É um fungo que causa o apodrecimento dos frutos. Ele penetra pelos restos florais secos nas extremidades dos cachos. Já estamos trabalhando para identificar o patógeno, que pertence ao gênero Corynespora. Mas já temos alternativas de controle. Apesar da ameaça, temos como enfrentá-la.” relatou Luadir Gasparotto,
Para alcançar produtores em regiões mais isoladas, a Embrapa também oferta um curos na modalidade online. No curos são abordadas as principais doenças, como identificá-las, como diferenciá-las de problemas abióticos — como deficiência nutricional ou queimaduras solares — e quais as formas de controle.
Bananal em Iranduba, interior do Amazonas
Reprodução
Amazônia Agro de domingo, 27 de abril de 2025