Sorocaba vive cenário de epidemia de dengue, diz secretário de Saúde


Em uma semana, a cidade registrou 72 casos da doença. Desde o começo do ano, até esta terça-feira (30), 178 pessoas tiveram dengue em Sorocaba (SP). Com 178 casos em janeiro, Sorocaba pode viver nova epidemia de dengue
O aumento de casos de dengue em Sorocaba (SP) coloca a cidade em um cenário de epidemia e preocupa autoridades, de acordo com o secretário de Saúde do município, Cláudio Pompeo. Em uma semana, houve um de 67% no número de casos. Até esta terça-feira (30), há 178 confirmações e outros 1.296 casos suspeitos da doença.
No dia 23 de janeiro, há uma semana, haviam 106 casos, 41 a mais do que na semana anterior, quando foram confirmados 65 casos. Não há registro de mortes pela doença este ano.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com o secretário, a constante crescente no número de pessoas com a doença com o passar das semanas coloca a cidade em um cenário de epidemia.
“Quando nós falamos de um cenário epidêmico, nós temos uma nota técnica do governo do estado. O monitoramento dos casos de dengue, a curva de crescimento de casos é semanal. Então, quando nós identificamos o aumento dessa curva durante quatro semanas seguidas, nós entramos no cenário epidêmico”, explica.
“Para nós, funciona, na prática, como um estado de alerta. Nós estamos acompanhando. O nosso monitoramento já é mais constante nesse momento, nos primeiros meses do ano. Nós estamos acompanhando todo o cenário nacional, onde estamos tendo números quatro, cinco vezes maior em comparação aos números de 2023. Então, o nosso cenário, aqui, ainda permite que nós tratemos a situação com cautela, porém, com tranquilidade” , completa.
Os casos de 2024 já superam o de 2020, quando a cidade decretou epidemia. Na ocasião, haviam 104 casos da doença e 802 notificações até a primeira semana de fevereiro.
Segundo a prefeitura, todas as regiões da cidade estão recebendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, mas alguns bairros estão no mapa de locais com mais registros de casos da doença. Veja abaixo.
Bairros com mais casos de dengue recebem ações de combate da Prefeitura de Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
Claudio afirma que, apesar do aumento no número de casos e o do risco de uma epidemia da doença na cidade, a situação é monitorada constantemente e o cenário atual é esperado para esta época do ano.
“Até este momento, nós não tivemos uma explosão na procura de pessoas com a doença nas unidades hospitalares, está tudo dentro da média. E, se houver, estamos preparados para atender os pacientes”, destaca.
Cláudio Pompeo, Secretário da Saúde de Sorocaba (SP)
Rodrigo Santos/TV TEM
Em todo o ano de 2023, a cidade registrou três mortes e mais de 4,5 mil casos. Os números representam um aumento de mais de 300% em relação a 2022.
Sintomas
Febre maior que 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Em Sorocaba, os moradores que tiverem sintomas podem procurar qualquer unidade de saúde, incluindo os postos de saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.