Instituições federais do Leste de Minas aderem à greve nacional; veja quais


Servidores cobram reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, além da revogação de normas que foram aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro. Greve Campus UFJF Juiz de Fora
Evandro Caravlho/TV Integração
Servidores públicos de universidades e institutos federais entraram em greve, em diversas partes do país. Na região Leste de Minas, até a tarde desta quinta-feira (18), cinco instituições aderiram ao movimento. (confira a lista abaixo)
No Brasil, ao menos 51 universidades e 79 institutos federais estão em greve.
Os servidores cobram reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, além da revogação de normas que foram aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro.
Os trabalhadores se reuniram, na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília, para uma marcha em direção ao Ministério da Gestão, na Esplanada dos Ministérios.
O Ministério da gestão disse que a reestruturação de carreiras na área da educação é um compromisso prioritário da pasta e que vai apresentar uma proposta até amanhã, sexta-feira (19). (veja a nota completa abaixo)
O IInstituto Federa de Minas Gerais (IFMG), Campus Governador Valadares, divulgou nota nas redes sociais da instituição comunicando o fato.
Em reunião presencial realizada na tarde desta terça-feira, dia 16 de abril, o Conselho Acadêmico (CA) do IFMG – Campus Governador Valadares decidiu pela suspensão do Calendário Acadêmico 2024, a partir do dia 17/04, por tempo indeterminado, para todos os cursos da instituição.
A medida foi tomada em função da greve dos servidores do IFMG, aprovada pela categoria em Assembleia Geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) com início a partir do dia 09/04. Os servidores do Campus GV decidiram aderir ao movimento paredista a partir do dia 15 de abril.
A gestão do IFMG-GV fará avaliações diárias sobre a situação da greve na instituição, comprometendo-se a prestar as orientações e esclarecimentos necessários à comunidade acadêmica e externa.
Orientamos que os estudantes, pais/responsáveis e servidores acompanhem os nossos canais oficiais (site e redes sociais) para se manterem informados sobre novas decisões.
Veja as universidades que aderiram à greve
Instiruto Federal Sudesde de Minas Gerais – IF Sudeste – Campus Manhuaçu
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet – Campus Timóteo
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – Campus Governador Valadares
Instituto Federa de Minas Gerais – IFMG Campus Governador Valadares
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus de Teófilo Otoni
O IFNMG informou que o Campus de Almenara segue funcionando normalmente.
Professores de instituições federais de ensino entram em greve
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Leia a nota do Ministério da Gestão na íntegra
A reestruturação de carreiras na área de Educação é um compromisso prioritário do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Na sexta-feira (19/5) o governo apresentará uma proposta convergente com o relatório do Grupo de Trabalho formado por representantes dos Ministérios da Educação e da Gestão, das universidades e instituições de ensino, além de entidades sindicais representantes dos servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
O Ministério da Gestão segue aberto ao diálogo com os servidores da área de educação e de todas as outras áreas.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.