
A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) realizou, durante toda a manhã deste sábado (26), uma mobilização contra a gripe. A vacinação esteve disponível para aplicação em 105 salas em unidades localizadas na sede e nos oitos distritos.
Neste Dia D de vacinação foram imunizadas pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e seis anos, gestantes, além dos grupos prioritários, entre eles professores, motoristas do transporte coletivo, puérperas, caminhoneiros, quilombolas, trabalhadores dos Correios e rodoviários.
Rodrigo Matos, secretário municipal de Saúde, revelou em entrevista ao Acorda Cidade que, até o momento, o município recebeu cerca de 130 mil doses e a expectativa é que o número chegue a 320 mil. Lembrando a importância da vacinação e que no ano passado cerca de 200 feirenses morreram vítimas de complicações por conta da gripe, o secretário disse que estava muito satisfeito com a adesão da população.

“Nós vacinamos até agora, sem contar o sábado, que é o Dia D, aproximadamente 35 mil pessoas. São 35 mil pessoas que representam aproximadamente 5% da população de Feira de Santana que estão imunizadas, que estão protegidas. Porque a gente vai enfrentar agora, eventualmente, um aumento do número de casos, dentre outros fatores. Porque a gente tem micareta, que é uma grande aglomeração, e por conta da própria sazonalidade da doença. Então a adesão está muito boa”, disse o secretário.
Dúvidas frequentes
O secretário aproveitou a oportunidade para orientar a população sobre dois pontos que frequentemente são motivo de dúvidas: se a vacina pode ser aplicada em uma pessoa que já apresenta os sintomas da gripe e se ela pode ser aplicada em conjunto com outras vacinas, como a de prevenção à covid, por exemplo.
Para o primeiro questionamento, o secretário, que é médico, orientou que o ideal é o paciente esperar cerca de 15 dias após o período mais agudo (forte) dos sintomas para procurar uma das 105 salas de vacinação distribuídas na sede e nos oito distritos de Feira de Santana.

Já sobre a aplicação em conjunto, Matos explicou que, por conta do calendário vacinal no Brasil ser muito grande — um dos motivos de o país ter se tornado uma referência em imunização gratuita em todo o mundo —, é sempre bom ir ao posto médico com a carteirinha de vacinação em mãos.
“Saúde se faz, acima de tudo, pela prevenção e o Brasil dá um show nisso, não tem lugar nenhum no mundo assim e isso é um orgulho para a gente. Por conta do leque de vacinas, tem vacinas que podem ser aplicadas em conjunto e tem vacinas que não podem, então quando a pessoa chega com o seu cartãozinho de vacina, a profissional vai verificar as que faltam e conferir se elas podem ser aplicadas de forma conjunta.”
A importância da vacina
Aricelso de Brito foi um dos muitos moradores do bairro Santo Antônio dos Prazeres que procuraram uma unidade de saúde para serem vacinados contra a gripe na manhã deste sábado (26). Em entrevista ao Acorda Cidade, o homem, que perdeu o movimento de uma das pernas por consequência da poliomielite – doença também conhecida como paralisia infantil – ressaltou a importância da vacinação.

“Eu estava com nove meses de nascido quando tive a doença. Minha mãe tomou todas as providências, mas, infelizmente, um dos membros não recuperou. A mensagem que eu deixo é que essas campanhas de vacina são importantes e que as pessoas procurem se vacinar o mais rápido possível, não deixem para a última hora e se vacinem.”
O idoso João Hélio Brandão, de 70 anos, também foi ao posto para ser vacinado. Ao Acorda Cidade, ele disse que todos os anos segue rigorosamente o calendário de vacinação.

“Nada melhor do que se prevenir. Eu acompanho tudo que se fala em vacina. Acho importante que todas as pessoas, como professores e idosos, venham se vacinar. Qualquer ser humano, quando existem as campanhas, tem que tomar. Eu acho que é um dever”, concluiu o idoso, afirmando que este ano ficou sabendo da campanha de vacinação pelo rádio.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram