Adoção da IA pelo consumo e varejo poderá aumentar 150% em 3 anos

Uma pesquisa realizada pela KPMG apontou que atualmente 33% das empresas do setor de consumo e varejo adotam, de forma parcial ou ampla, a inteligência artificial (IA), mas esse indicador poderá chegar a 85% nos próximos três anos, um aumento de mais de 150%. Quando questionados sobre a implementação da IA generativa, a adoção desse recurso é mais tímida: 14% já a utilizam hoje em dia e 60% nos próximos períodos. É o que apontou o “Relatório Global de IA em Finanças” (do inglês, KPMG Global AI in Finance Report).

Com relação ao nível de maturidade do setor de consumo e varejo na adoção da inteligência artificial, 55% das empresas já estão implementando o recurso, 27% estão liderando o uso e apenas 18% estão na fase inicial. Além disso, as empresas da área investem atualmente 9% do orçamento em IA. Nos próximos três anos, esse aporte deve chegar a 13,8%.

“O setor de consumo e varejo está avançando consideravelmente na adoção da inteligência artificial nas finanças. Houve um aumento no uso da tecnologia devido a benefícios como o processamento de dados, relatórios eficazes, análises preditivas e em tempo real. No geral, a maioria das empresas relatam que retornos gerados estão atingindo ou superando as expectativas e pode acarretar impactos em vários setores no futuro”, destaca o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

Quando questionados sobre barreiras para adoção de inteligência artificial nas empresas, os executivos de consumo e varejo disseram que a principal delas era a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados (58%), seguida pela falta de habilidades e conhecimentos em tecnologia (56%) e dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (47%). Apesar dos obstáculos, o levantamento mostrou que foi registrado 29% no Retorno Sobre Investimentos (ROI) em IA no setor de consumo.

“As empresas estão recorrendo à IA em vários aspectos das suas áreas financeiras. Os resultados da pesquisa indicam que a contabilidade e o planejamento financeiro foram as áreas que mais tiveram avanços na implementação e no uso de IA, principalmente, devido aos potenciais benefícios que ela traz para muitas de suas atividades, que podem ir desde o aprimoramento do processamento de dados e de relatórios financeiros até dados em tempo real e análise preditiva”, diz o sócio-líder de tecnologia e inovação para auditoria da KPMG no Brasil, Rodrigo Gonzalez.

O link completo para o levantamento da KPMG é o seguinte: KPMG Global AI in Finance Report – KPMG Brasil

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