Mestres por vocação: professores dedicam oito horas por dia para ensinar alunos em tempo integral no Piauí


Professores e alunos formam vínculo de proximidade para inspirar o sucesso por meio da educação. Estudantes viajam durante até 12 horas para assistirem às aulas em uma das mais de 350 escolas de tempo integral no estado. Mestres por Vocação: professores que se dedicam ao ensino em tempo integral no Piauí
A professora Glauzan Alves abraçou a sala de aula há 13 anos, contrariando a expectativa da família. A mãe, também professora, não queria que os filhos seguissem o caminho devido à sobrecarga de trabalho. Mas a vocação pesou na escolha. Durante oito horas por dia, de segunda a sexta, Glauzan ensina os alunos de uma escola estadual de tempo integral em Guaribas, a 656 km de Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Eu e outra irmã acabamos trilhando o caminho do magistério. É muito tempo fora de casa e participando da vida deles. É uma relação da família: ora você é mãe, ora é tia, ora é amiga”, conta a educadora.
Professores dedicam oito horas por dia em escolas de tempo integral no Piauí
TV Clube
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Uma família gigante, formada por quase 70 mil pessoas – entre alunos, professores e servidores da rede integral de ensino do Piauí -, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
A estudante Nizelma dos Anjos cursa o ensino médio na instituição e mora no povoado Cajueiro, a cerca de uma hora de Guaribas. Às 6 da manhã, a jovem e outros 100 colegas atravessam a comunidade a pé e dão os primeiros passos de uma jornada que dura, no mínimo, 12 horas longe da casa dos pais.
“A gente sai de casa, mais ou menos, umas 6h. Quando está chovendo, é um pouco mais cedo. Saímos da escola às 17h10; então, como é uma hora de relógio de lá até aqui, chegamos por volta de 18h”, aponta Nizelma.
Estudantes de tempo integral viajam durante até 12 horas para assistirem às aulas
TV Clube
Sucesso por meio da educação
Em uma escola de mais de meio século de fundação, localizada em Anísio de Abreu, a 571 km de Teresina, a estudante Lorrany Soares encheu os colegas e professores de orgulho ao ser selecionada para um programa de intercâmbio bastante disputado.
Nascida em uma família de professores, em que a mãe, a tia, a avó e a bisavó exerceram o ofício, o incentivo ao sucesso por meio da educação sempre esteve presente na vida da adolescente.
“Dedico essa vitória principalmente à minha família. Sempre cresci nessa base, rodeada de educação, mas isso não seria possível sem uma escola preparada para receber os alunos que têm interesse em serem educados”, observa Lorrany.
Lorrany nasceu em família de professoras e acredita no sucesso pela educação
TV Clube
LEIA TAMBÉM:
Gêmeos viajam mais de 200 km todos os dias para estudarem em escola de tempo integral
Os 42 professores do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) Letícia Machado são uma peça-chave no desenvolvimento dos estudantes. Aos sábados, ajudam os alunos que pedem uma força nas redações e em outras disciplinas, estabelecendo um vínculo próximo para inspirá-los e capacitá-los.
Ao todo, 178 municípios do Piauí contam com 351 escolas de tempo integral, cada uma com seus líderes do conhecimento. Apesar disso, até o mais corajoso dos heróis sabe a hora de parar. Quatro décadas depois e sob um corredor de aplausos, a professora Socorro Vasconcelos deixou o magistério para se dedicar à família.
“Deixei a sala de aula não por não me sentir capaz de continuar, mas porque tenho que acompanhar minha pequena. Já ensinei muita gente, passei meu ofício para muitas pessoas. Me sinto muito feliz quando encontro um ex-aluno que me vê e abraça na rua”, confessa Socorro, emocionada.
Após quatro décadas de magistério, Socorro deixa sala de aula e se dedica à família
TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.