SiSU está fora do ar e estudantes não conseguem acessar resultados

SiSU está fora do ar e estudantes não conseguem acessar resultadosFelipe Demartini

O site do SiSU (Sistema Unificado de Seleção) passa por dificuldades de acesso desde a manhã desta terça-feira (30). Os problemas impedem que estudantes de todo o país acessem as classificações obtidas em universidades públicas, com o alto volume de visitas sendo a possível causa das interrupções.

De acordo com o site DownDetector, especializado no registro de falhas desse tipo, o site do SiSU caiu em torno das 9h30 desta terça. Desde então, os relatos se acumulam nas redes sociais, com o SiSU sendo o terceiro assunto mais comentado do Brasil no X.

As publicações se misturam entre registros de bons resultados, com alunos comemorando a entrada na universidade, e a ansiedade daqueles que ainda não conseguiram acessar o portal, administrado pelo governo federal. Em alguns casos, também há registros de notas não lançadas no sistema, tornando a situação ainda mais confusa.

– Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar. –

oi, Sisu, sou eu de novo… pic.twitter.com/mFLAnQKtT1

— Professor Ferretto (@prof_ferretto) January 30, 2024

Os resultados do SiSU são publicados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/), que exige uma conta Gov.br para ser acessado. No total, são mais de 264,1 mil vagas em 6,8 mil cursos de 127 instituições de ensino superior do país todo.

Site do SiSU caiu? O que fazer?

De acordo com os registros nas redes sociais, os problemas continuam até o momento em que esta reportagem é escrita. Enquanto isso, o Ministério da Educação (MEC) não falou oficialmente sobre o assunto nem deu uma previsão de normalização do acesso ao SiSU.

eu assim esperando o sisu virar um site decente pic.twitter.com/8mY6fnRRI7

— ana (@gxldenhabit18) January 30, 2024

Por enquanto, o único caminho para os estudantes é segurar a ansiedade e aguardar até que a situação seja normalizada. Indisponibilidades causadas por altos volumes de tráfego costumam deixar de acontecer na medida em que os acessos também voltam a um patamar normal, por isso, o ideal é tentar o acesso em intervalos regulares até que o sistema volte a funcionar.

Caso enfrente maiores dificuldades no acesso, o estudante também pode entrar em contato pelo portal de suporte do Ministério da Educação (https://mecsp.metasix.solutions/portal) ou através do telefone de atendimento do Gov.br: 0800-616161.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.