O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) será homenageado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na sexta-feira (25). A atividade foi proposta pelo mandato do vereador Bruno Pedralva (PT), como forma de reconhecer a importância da luta do MST pela reforma agrária, por justiça social e pela soberania alimentar no Brasil.
O movimento completou 41 anos em 22 de janeiro deste ano, data que marca o seu 1º Congresso Nacional, realizado em 1984, na cidade de Cascavel, no Paraná. Desde então, o MST se consolidou como uma das maiores organizações populares da América Latina, com atuação em todas as regiões do país.
Em entrevista recente ao Brasil de Fato, Ceres Hadich, da Coordenação Nacional do MST, destacou os desafios enfrentados pelo movimento na atual conjuntura e a necessidade de retomar formas históricas de mobilização.
:: Leia também: No aniversário de 41 anos, MST quer aumentar ocupações e espera ver reforma agrária no governo Lula ::
“As ocupações de terra, as mobilizações, as marchas, as ocupações para obter conquistas em assembleias, em audiências com as instituições públicas tendem a aumentar, como parte dessa nossa tática do diálogo com a sociedade e com o governo”, afirma Hadich.
A homenagem em Belo Horizonte acontece em um momento em que movimentos populares de todo o país intensificam ações pela democratização da terra e por políticas públicas para os povos do campo.
Serviço
Data: 25 de abril de 2025
Horário: 18h30
Local: plenário Amintas de Barros, Câmara Municipal de Belo Horizonte — Av. dos Andradas, 3100, Santa Efigênia