Águas de São Pedro investe em mosquitos modificados da dengue para combater avanço da doença


Dos nascidos desses mosquitos, apenas machos chegarão à idade adulta. Fêmeas são as que picam e transmitem vírus. Pessoas colocam solução nas caixas com mosquitos da dengue modificados em Águas de São Pedro
Prefeitura de Águas de São Pedro
Águas de São Pedro (SP) adotou o projeto Aedes do Bem com o intuito de conter o avanço do mosquito da dengue. O anúncio foi feito pela prefeitura do município nesta quinta-feira (24).
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O que é o Aedes do Bem
O Aedes do Bem é uma solução biológica composta por Aedes aegypti machos modificados geneticamente.
Esses mosquitos acasalam com fêmeas. Dos nascidos, apenas mosquitos machos chegarão à idade adulta e passarão essa característica autolimitante às gerações futuras.
A medida reduz o número de fêmeas e contém o avanço da dengue, porque apenas a fêmea do Aedes aegypti se alimenta de sangue e transmite o vírus da dengue, Zika e chikungunya.
A tecnologia Aedes do Bem foi desenvolvida pela multinacional inglesa de biotecnologia Oxitec.
Caixa com mosquitos da dengue modificados em Águas de São Pedro (SP)
Prefeitura de Águas de São Pedro
Locais de soltura
Águas de São Pedro escolheu dez pontos estratégicos para a liberação dos mosquitos modificados. São três caixas de criadouro para cada ponto. Os locais foram definidos com base nos focos já identificados pelas autoridades de saúde da cidade, informou a administração pública. O projeto terá duração de três meses.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.