

Navio inglês está no fundo do canal há 130 anos – Foto: Divulgação
O novo superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, foi a Brasília nesta quinta-feira (17) para participar de uma reunião no Ministério de Portos e Aeroportos com o assessor técnico da SNPTA (Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários), Julio Cesar de Sousa Dias.
Entre as propostas destacadas na reunião estão os recursos para a operação de remoção do navio submerso Pallas, embarcação que repousa há 130 anos no rio Itajaí-açu e que ameaça a entrada de grandes navios ao canal portuário.
João Paulo relatou ao Ministério a criação de uma comissão de acompanhamento dos estudos técnicos e orçamentários e da execução da remoção do casco do navio. O projeto deve custar R$ 400 mil.
Sobre o navio submerso Pallas, o ‘Titanic’ catarinense
Os destroços do navio inglês do Século XIX, que era utilizado para transportar itens frigoríficos, estão localizados próximo ao Saco da Fazenda, na área do giro dos navios que entram no canal.

Desenho mostra as dimensões do navio encalhado – Foto: Divulgação
Ele tem 67 metros e está partido ao meio próximo ao território de Navegantes. O Navio Pallas encalhou em 1893 e foi identificado no canal em 2018, ano em que o projeto para seu desencalhe foi feito.
“Ele é um problema para o tamanho dos navios que têm que entrar em um porto que está sendo dimensionado para os navios de 366 metros. Os portos que não atenderem os navios deste tamanho estão praticamente fora dos trajetos principais”, explicou em 2024 ao ND Mais o curador-geral do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina, professor Jules Soto.
Reunião em Brasília também teve outras pautas
Entre as outras propostas destacadas na reunião, estão os investimentos para o aperfeiçoamento do serviço de dragagem, a revitalização do Molhe de Navegantes, melhorias na bacia de evolução e a construção de um píer para atracação de navios de cruzeiro.

Navio submerso foi um dos temas tratados durante reunião em Brasília – Foto: Divulgação Porto de Itajaí/ND
“Vamos manter reuniões de trabalho com a Secretaria Nacional de Portos para avançar nos projetos de melhorias em infraestrutura, dragagem e turismo portuário, que beneficiam não só o Porto de Itajaí, mas todo o Complexo Portuário e melhoram a economia do município”, disse o novo superintendente.
Participaram da reunião o chefe de gabinete, Arthur Pereira, o diretor-geral de Engenharia, André Leme da Silva Fleury Bonini, e o coordenador de Gestão de Obras e Projetos, Cezar Luciano da Fonseca Prux.