Festa da Penha 2025 começa com missas, corrida, romaria dos cavaleiros e acendimento de imagens no ES


Celebração em homenagem à padroeira do Espírito Santo é a terceira maior festa mariana do Brasil e vai contar com nove dias de programação. Missa de Abertura da Festa da Penha 2025, padroeira do Espírito Santo, aconteceu neste domingo (20).
Vinícius Colini
A 455ª edição da Festa da Penha começou, oficialmente, neste domingo (20). O primeiro dia do Oitavário incluiu, durante a manhã e tarde, missas e uma corrida de rua de 7km que reuniu cerca de 4 mil pessoas.
Ainda neste domingo, está prevista a primeira das 14 romarias da programação, a dos cavaleiros, marcada para as 18h. E também o acendimento de imagens iluminadas da padroeira do Espírito Santo em três pontos diferentes da Grande Vitória, às 19h.
Confira a programação completa aqui.
Durante a Missa de Abertura, o Frei Gabriel Dellandrea, guardião e reitor do Convento da Penha celebrou o início da festa e convidou os devotos a refletirem sobre o tema de 2025.
“É com muita alegria que eu declaro que começa a edição de número 455 da Festa da Penha. Viva Nossa Senhora da Penha! […] Com o tema da festa deste ano, ‘Com Maria, peregrinos de esperança’, vamos falar da esperança que vem em um pacote completo de outros dons. A cada dia do Oitavário vamos meditar sobre um dom que podemos desenvolver no nosso coração”, disse.
Missa de Abertura da Festa da Penha 2025, padroeira do Espírito Santo, aconteceu neste domingo (20).
Vinícius Colini
Imagens iluminadas
Durante os dias de festa, três imagens iluminadas de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, Cariacica e Serra, e vão chamar a atenção dos devotos na Grande Vitória. As imagens devem ser acesas às 19h.
As esculturas são feitas de metal e têm cerca de 17 metros. Para a iluminação, são usadas mais de 160 mil lâmpadas em cada uma delas, reproduzindo as cores branco, azul e rosa, assim como a imagem que fica no Convento da Penha e é levada pelos fiéis durante as romarias da Festa da Penha.
Cada uma conta ainda com efeitos visuais para dar a sensação de movimento.
Imagem luminosa de 17 metros de Nossa Senhora da Penha, nas areias da Praia da Costa, em Vila Velha, em 2024.
Jaqueline Vianna
As imagens iluminadas estão instaladas:
Na areia da Praia da Costa, próximo à Avenida Champagnat em Vila Velha;
No Parque da Cidade, na Serra;
Na Pedra do Mirante, na Nova Orla em Cariacica.
Terço gigante
Tradição há 27 anos, o terço gigante da Festa da Penha 2025 foi erguido neste sábado (19), entre as palmeiras do Campinho do Convento da Penha.
Ao todo, são 59 contas divididas em cinco mistérios, cada um de uma cor, 20 metros de comprimento e peso de cerca de 50 quilos. Pelo menos 20 voluntários foram responsáveis pelo trabalho.
O terço volta a ser colorido depois de sete anos. A peça também é iluminada e pode ser apreciada também à distância, mesmo à noite.
Tradição há 27 anos, Terço Gigante é erguido no Convento da Penha em Vila Velha
LEIA TAMBÉM:
Padre Reginaldo Manzotti fará show de encerramento da Festa da Penha 2025 com entrada gratuita
ES é o estado com mais Penhas do Brasil e celebra o dia de sua padroeira Nossa Senhora da Penha
Conheça a Penha que nasceu no Convento da Penha, local de fé e devoção, morada da padroeira do ES
Sobre a Festa da Penha 2025
Em 2025, a Festa da Penha chega a sua 455ª edição, com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”.
Durante os nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, serão mais de 50 missas e 14 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis entre 20 e 28 de abril no maior evento religioso do estado e a terceira maior festa mariana do Brasil.
A 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrir a esperança e espalhá-la.
Imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha
Reprodução/ TV Gazeta
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.