Conheça o novo golpe no ES que usa o nome do Procon

Procon-ES
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Golpistas estão usando o nome do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) para aplicar um novo golpe. Trata-se do “golpe do cashback”, que engana consumidores com a promessa de uma falsa indenização em dinheiro.

O órgão ficou ciente do golpe depois de uma denúncia que uma postagem, nas redes sociais, afirmando que o Banco Central havia reconhecido práticas abusivas de operadoras de cartão de crédito e que os consumidores prejudicados teriam direito a uma indenização.

Um consumidor acabou sendo vítima do golpe, onde era indicado que para receber a indenização de R$ 5.563,71, deveria a preencher um formulário e realizar o pagamento de uma taxa de R$ 58,90.

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Acreditando na informação, o consumidor fez a transferência e só depois percebeu que havia caído em um golpe. Assim que recebeu a denúncia, o Procon-ES notificou a empresa responsável por receber o valor, para apurar o possível envolvimento na fraude.

Os golpistas também desenvolveram uma identidade visual parecida com a do Procon, com o objetivo de simular o ambiente digital.

Além disso, para reforçar a credibilidade da fraude, criaram ainda enganosamente uma matéria jornalística, que confirmaria, de forma enganosa, a aplicação de multas às operadoras de cartão e a restituição dos valores aos consumidores.

“Golpe apresentava sinais claros de fraude”

O Procon-ES também informa que o golpe apresenta sinais claros de fraude, como erros ortográficos nas publicações, promessa de retorno financeiro elevado e a exigência de pagamento para liberação de supostos benefícios.

Além disso, vale ressaltar que os órgãos públicos não cobram taxas para garantir indenizações. A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, reforça a importância de checar sempre a veracidade das informações.

É fundamental que os consumidores verifiquem as informações nos canais oficiais das instituições públicas antes de realizar qualquer pagamento ou fornecer informações pessoais. Os Procons não realizam nenhum tipo de cobrança para garantir indenizações.

Caiu no golpe? Veja o que fazer

Caso tenha sido vítima de uma fraude como essa, siga as orientações abaixo:

  • Registre um Boletim de Ocorrência (BO);
  • Comunique imediatamente o banco para tentar bloquear ou reverter a transação;
  • Reúna os comprovantes e registros como capturas de tela (prints), comprovantes de pagamento, conversas, e-mails ou qualquer material que comprove o golpe. Esses documentos serão importantes para a investigação e para possíveis reembolsos;
  • Procure o Procon do seu município ou o Procon Estadual com toda a documentação para registrar a reclamação.
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