
- Suspeito de 27 anos conheceu a criança por meio do Roblox
- Vítima foi localizada a mais de 400 km de casa, na cidade de Elk Grove
- Polícia alerta pais sobre os perigos de apps com funções de chat
- Roblox e Discord são citados como meios usados para aliciar a menor
Um homem de 27 anos foi preso na Califórnia, nos Estados Unidos, acusado de sequestrar uma menina de 10 anos com quem manteve contato por meio das plataformas Roblox e Discord. O caso foi confirmado pelo Departamento de Polícia do Condado de Kern na quarta-feira (16).
Contato pelo Roblox e Discord levou ao desaparecimento da criança
Matthew Macatuno Naval, morador da Califórnia, foi identificado como o autor do crime após investigações indicarem que ele trocava mensagens com a vítima pelas redes sociais antes de levá-la para mais de 400 km de distância da cidade onde morava, em Taft, Califórnia.
LEIA TAMBÉM:
- Roblox lança três novas ferramentas de Controles Parentais
- Cresce número de golpes disfarçados de games no Brasil
- Criminosos usam Discord para ataques e abusos contra adolescentes
As buscas começaram no domingo, quando a família da menina reportou o desaparecimento. Informações sobre o possível sequestro foram confirmadas por detetives, que localizaram as conversas entre Naval e a menor.
Vítima foi localizada e resgatada em outra cidade
A criança foi encontrada ainda no domingo, na cidade de Elk Grove, após colaboração entre as autoridades locais. Matthew Naval foi preso e inicialmente levado para Sacramento, sendo posteriormente transferido para o Condado de Kern. A fiança foi fixada em US$ 250 mil, e ele deve comparecer à audiência nesta sexta-feira (18).
O homem responderá por sequestro e conduta sexual ilegal com menor de idade.
Alerta sobre segurança digital e uso de plataformas por crianças
A polícia local reforçou o alerta sobre os riscos de aplicativos e jogos online com recursos de comunicação. O comunicado enfatizou que os pais devem monitorar o uso eletrônico dos filhos, pois plataformas como Roblox e Discord apresentam riscos semelhantes, ou até superiores, aos das redes sociais tradicionais.
O Roblox, voltado principalmente para crianças e pré-adolescentes, conta com sistemas de chat que, segundo autoridades, podem ser explorados por aliciadores. Já o Discord, app de mensagens instantâneas muito usado por gamers, também entrou no foco das autoridades.
Resposta da Roblox e histórico de preocupação
Em março, o CEO do Roblox, Dave Baszucki, declarou que a empresa trata “qualquer incidente como um a mais do que deveria existir”. Segundo ele, há sistemas de monitoramento e filtragem de comportamento inadequado, além de ações que incluem contato com as autoridades em casos extremos.