Queer Eye | Por que Bobby não vai voltar para a 9ª temporada da série?

Queer Eye | Por que Bobby não vai voltar para a 9ª temporada da série?Paulinha Alves

Os fãs de Queer Eye têm vivido sentimentos conflitantes nos últimos dias. Se por um lado a oitava temporada do reality show acaba de chegar à Netflix, trazendo seis novas histórias de superação, por outro a season marca a despedida de Bobby Berk, o designer de interiores que faz parte do programa desde sua estreia em 2018.

A decisão de não retornar para a nona temporada do show foi anunciada publicamente por Bobby ainda em novembro, levantando muitas especulações sobre o motivo de sua saída. Uma das mais comentadas era a de que o designer teria brigado com Tan France, apresentador do reality responsável por transformar o guarda-roupas dos convidados, e com quem trocou unfollow há meses no Instagram.

Além disso, outro burburinho também apontava que Bobby estaria cansado do seriado, especialmente por ter que comandar uma das missões mais complexas do show (ao menos de acordo com o que era mostrado nos episódios) em comparação aquelas executadas por seus colegas de elenco.

– Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

O que fez Bobby sair de Queer Eye

De acordo com uma entrevista concedida à Vanity Fair, no entanto, Bobby explicou que os motivos para sua decisão foram bem diferentes de todos os ventilados nas redes sociais.

Segundo o especialista em design, quando foram chamados para o reality show na primeira temporada, tanto ele quanto os outros integrantes do Fab Five assinaram um contrato de sete ciclos com a Netflix. O que, obviamente, não significava que a série teria essa quantidade de seasons, mas sim que os apresentadores assumiam o compromisso de permanecer no seriado caso ele se estendesse por tanto tempo.

Esse contrato inicial chegou ao fim em setembro de 2022, quando o quinteto havia acabado de gravar as temporadas 7 e 8 (filmadas juntas em New Orleans) e imaginava que aquele seria o ponto final do reality show. De acordo com Bobby, inclusive, esse foi um momento catártico para todo o grupo, que chegou a chorar e se despedir da equipe, imaginando que aquela fase havia ficado para trás.

Alguns meses depois, no entanto, no último trimestre de 2023, a Netflix procurou os apresentadores com uma nova proposta. Sofrendo com a falta de produtos originais devido à greve dos atores e roteiristas de Hollywood, a empresa decidiu renovar o contrato dos artistas, os convidados para um compromisso de mais quatro ciclos com o serviço de streaming.

Bobby, que já havia dado como encerrada essa fase de sua vida e estava de olho em novos projetos, decidiu declinar da oferta – algo que outros membros do elenco também fizeram em um primeiro momento. Após algumas conversas com a plataforma, no entanto, Karamo Brown, Tan France, Antoni Porowski e Jonathan Van Ness voltaram atrás e assinaram um novo contrato com a Netflix, enquanto Bobby permaneceu irredutível em sua decisão.

A briga de Bobby e Tan

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Bobby Berk (@bobby)

Apesar de deixar claro que o motivo de sua saída não esteva em nada relacionado a Tan, Bobby admitiu que ele e o colega de elenco “passaram por uma situação complicada” sem relação alguma com o show.

Sem entrar em detalhes, Bobby contou que parou de seguir Tan no Instagram em um momento de raiva, após viverem uma questão pessoal (mas não romântica) envolvendo os apresentadores. Apesar disso, o designer admite que os dois sempre serão irmãos – e que, como qualquer relação fraternal, isso resulta em algumas brigas ao longo do caminho.

Segundo Berk, os dois teriam, inclusive, se abraçado e diminuído um pouco dessa animosidade no Emmy, quando Queer Eye ganhou pela sexta vez a estatueta de melhor Reality Estruturado.

“Sempre terei um lugar muito especial em meu coração para ele, Rob [marido de France] e as crianças. Posso prever que, em seis meses ou um ano, Tan e eu estaremos bem, um na casa do outro” afirmou Bobby para a Vanity Fair. “O Emmy já foi o primeiro curativo naquela ferida.”

Quem assume o lugar de Bobby?

Com a notícia de que Bobby não volta para o nono ano de Queer Eye, embora seus outros integrantes continuem no projeto, começam agora as especulações sobre quem deve substituir o apresentador no reality show.

Embora a Netflix ainda não tenha se pronunciado sobre o assunto, é inevitável que algum novo rosto assuma a função do designer de interiores, responsável por reformar alguns cômodos e por vezes até mesmo a casa inteira dos convidados do show.

Além disso, em termos de popularidade, a missão do novato também não será fácil. Desde o lançamento do programa – reboot de um popular reality do começo dos anos 2000 – os cinco apresentadores se tornaram personalidades da TV e conquistaram um importante lugar de representatividade na cultura LGBTIA+. Uma responsabilidade e tanto para o novo membro escolhido pela Netflix.

Lançada no último dia 24 de janeiro, a oitava temporada de Queer Eye está disponível completa na Netflix. Afora a série original, o reality show tem ainda uma season especial de quatro episódios gravados no Japão e versões do programa realizadas no Brasil e na Alemanha.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.