Piracicaba troca 1 poste de energia a cada 5 dias por batidas no trânsito: saiba quem paga conta, valores e como agir em acidente


Em 2023, cidade teve 76 postos substituídos após colisões. Em Limeira, foram 63 unidades trocadas e 13 mil clientes impactados pela interrupção do fornecimento de energia. Veículo roubado após batida contra poste em Limeira em 2023
Divulgação/Polícia Militar
Piracicaba (SP) e Limeira (SP) registram média de um poste derrubado em acidentes de trânsito a cada cinco ou seis dias, respectivamente, de acordo com levantamento feito pelo g1 a partir dos números fornecidos pelas concessionárias de energia das cidades. Reparos da estrutura e fiação ficam em torne de R$ 6 mil.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A situação impactou cerca de 13 mil clientes da concessionária de energia em Limeira em 2023. E, alguns casos, como ocorreu na cidade, o poste precisou ser trocado mais de uma vez devido às colisões. – 👇Leia mais, na reportagem abaixo sobre os cuidados e como proceder em caso de acidentes.
Piracicaba
Em Piracicaba, a CPFL Paulista afirma que 76 postes de energia precisaram ser trocados em 2023 devido a colisões de trânsito. Se considerarmos os 365 dias do ano, a quantidade equivale à média de uma troca de estrutura de iluminação a cada cinco dias.
No ano anterior, em 2022, a concessionária de energia aponta que 93 postes foram trocados após terem sido atingidos em acidentes de trânsito.
Acidente aconteceu na Rua dos Dourados, no Jupiá
Edijan Del Santo/ EPTV
Limeira
Limeira, segundo a concessionária Neoenergia Elektro, 63 postes foram substituídos ao longo de 2023. O dado representa aumento de 26% comparado com 2022, quando 50 estruturas danificadas precisaram ser retiradas para a substituição de novas.
“Em alguns pontos da cidade, como na Rua Augusto Merique, no Jardim Amália, o mesmo poste foi atingido por duas vezes. Devido a esse tipo de acidente, 13 mil clientes tiveram o fornecimento de energia prejudicado no ano passado no município”, observa a concessionária.
Caminhão de sucata enrosca em poste e deixa bairros sem energia em Limeira
Wagner Morente/GCM
O que acontece quando um poste é atingido? 🤔
“Além da implantação dos postes, na maioria das vezes os técnicos da concessionária ainda precisam reconstruir a rede elétrica que foi destruída devido ao acidente, um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipe”, acrescenta a empresa.
Dependendo da gravidade do acidente, os eletricistas também precisam aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção.
Quais os cuidados necessários em caso de acidente? ⚠️
A principal orientação de segurança nesse tipo de acidente é que, se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da concessionária.
Quais os riscos? 🚨
Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.
Como proceder em caso de acidente? 📝
A Neoenergia Elektro alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a concessionária por meio do número 0800 701 01 02.
Quem é responsável pelos custos? 🫰
Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes devem arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.
Qual é o valor médio dos reparos? 💰
Os valores ficam em torno de R$ 6 mil e contemplam o poste, estruturas, fios e equipamentos dos pontos danificados.
Orientações e prevenção 📝
A maior prevenção, segundo a Elektro, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes.
Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.
Como evitar acidentes? 🚦
E para evitar colisões contra postes, a Neoenergia Elektro destaca importantes dicas no trânsito:
Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores
Não use celular quando estiver dirigindo. Além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas
Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário
Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
Sempre mantenha distância segura do veículo à frente
Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica
Nunca dirija com sono
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.