Dono de Tesla mostra solução criativa contra falta de bateria

Dono de Tesla mostra solução criativa contra falta de bateriaPaulo Amaral

A autonomia é uma das principais preocupações de quem tem carro elétrico, independentemente do modelo. Para resolver o problema por conta própria, o dono de um Tesla Model Y resolveu inovar, e equipou o modelo com painéis solares portáteis.

A inovação do tipo DIY (Do it Yourself, ou Faça Você Mesmo, em português) foi compartilhada por um usuário da rede social Reddit. Nas fotos é possível ver o carro com o painel dobrável estacionado “recarregando” com a luz solar.

O acessório, pouco comum, na verdade (e que deixa o belo Tesla com jeitão de Fiat Uno com escada em cima), é chamado de Beta One, e comercializado pela empresa Dart Solar. Em seu site oficial, a marca exibe as mesmas fotos (e alguns vídeos) do Tesla Model Y, e destaca que ele pode ser instalado em todos os carros elétricos.

– Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia. –

De acordo com a Dart Solar, o Beta One pode ampliar o alcance declarado dos carros elétricos em cerca de 20 a 40 milhas (32 a 64 quilômetros). Isso faria um Tesla Model Y, por exemplo, estender sua autonomia de 533 quilômetros para quase 600 km, segundo o ciclo WLTP.

“Se cada veículo elétrico tivesse um painel solar no teto, poderia contribuir significativamente para as necessidades energéticas da maioria dos países”, diz a empresa, em seu site.

Quanto custa o painel solar portátil?

A Dart Solar garante ainda que a instalação do painel solar portátil não tornará o carro elétrico pesado ou impossível de estacionar em vagas regulares. Segundo a empresa, o conjunto todo pesa menos de 75 kg e, mesmo quando expandido por completo, não ocupa mais do que uma “vaga de estacionamento padrão”.

A instalação dos painéis solares flexíveis, sem caixas de junção e com quatro subseções, como o modelo que está no Tesla Model Y, custa a partir de US$ 4 mil (R$ 19,6 mil) e, segundo a Dart Solar, é fácil de montar e “se paga” após pouco tempo de uso.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.