A Kaspersky descobriu nova e sofisticada versão do trojan Triada, que vem pré-instalada em smartphones Android falsificados, supostamente vendidos por meio de varejistas não autorizados. Escondido no programa que controla as funções básicas do sistema, o Trojan opera sem ser detectado e concede aos invasores controle total sobre os dispositivos infectados. Dados da empresa revelam que, apenas no Brasil, 20 mil pessoas foram afetadas nos últimos 2 anos.
Especialistas afirmam que a nova versão do Trojan afetou mais de 2.6 mil pessoas globalmente. O maior número de usuários afetados, foi observado na Federação Russa, Brasil, Cazaquistão, Alemanha e Indonésia.
No entanto, essa família de Trojan não é nova. Descoberta pela primeira vez em 2016, o Triada evoluiu continuamente, aproveitando privilégios de nível de sistema para executar fraudes, sequestrar autenticação por SMS e evitar a detecção. A família completa do Triada já foi detectada 17 mil vezes no Brasil em 2023 e 35 mil em 2024, afetando mais de 20 mil usuários nos últimos 24 meses.