
O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Durante os longos anos de pontífice, ele marcou o legado e emocionou o mundo ao celebrar uma Santa Missa sozinho diante da praça de São Pedro vazia, no dia 27 de março de 2020, no auge da pandemia de covid-19.
No momento inédito, ele concedeu a benção de “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo, na tradução) a todos os mais de 1,3 bilhão de católicos do mundo. Veja o vídeo do momento:
Leia também:
> Papa Francisco abençoou a bandeira do Espírito Santo; relembre
> Catedral de Vitória terá missa em homenagem ao papa nesta segunda
>Casagrande lamenta morte do papa Francisco e decreta luto oficial no ES
Essa benção é a mesma que os pontífices transmitem somente nos dias 25 de dezembro, nascimento e no domingo de Páscoa, a morte de Jesus.
Após a morte de Francisco, muitos fiéis e admiradores do pontífice relembraram o momento de humanidade e esperança contra “o inimigo do vírus invisível”.
Legado de Francisco
Eleito em 2013, o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, o argentino Jorge Mario Bergoglio adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.
Sua trajetória foi marcada por reformas internas na Igreja, defesa do meio ambiente, do diálogo inter-religioso e uma abordagem mais compassiva com minorias.
Ele morreu na madrugada desta segunda-feira (21), após meses lutando contra complicações de uma pneumonia.
*Com informações do Estadão