
Nesta quarta-feira (16), o Grupo ND promoveu uma importante ação de neutralização de carbono por meio do plantio de mudas nativas em uma área degradada pertencente a uma comunidade indígena em Santa Catarina.
A iniciativa faz parte do programa de sustentabilidade da empresa, que visa compensar as emissões de CO₂ geradas em suas operações.
O gestor ambiental Marcos Antônio de Souza explica que o cálculo é feito utilizando ferramentas e metodologia científica certificadas por diversos órgãos nacionais e internacionais. “são calculados os gastos energéticos de eletricidade, combustível, lixo produzido e materiais gastos, onde cada ítem é convertido em carbono equivalente”.
O total de gases de efeito estufa calculado foi de 175.050 quilos, o que corresponde a 1.167 árvores de porte médio da Mata Atlântica. Como medida de garantia, serão plantadas ainda mais árvores, totalizando 2 mil até o fim deste ano.

Aldeia Indígena Pira Rupa, em Palhoça recebeu 300 mudas durante a ação. – Foto: Divulgação ND
Somente nesta quarta-feira, foram plantadas 300 mudas de espécies nativas em uma área anteriormente degradada, localizada na Aldeia Indígena Pira Rupa, em Palhoça. A recuperação foi realizada em parceria com lideranças indígenas e voluntários. Segundo Marcos, o plantio é feito em locais estratégicos que, somados, resultam em uma cobertura vegetal de quase dois hectares de floresta da Mata Atlântica.
A ação acontece em comemoração a semana indígena, que teve caráter educativo, com oficinas, preservação e cultura para a comunidade local.
Com esse e outros projetos, o Grupo ND avança em sua missão de ser uma empresa que promove práticas que conciliam desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e social.