Deam divulga dados estatísticos de violência doméstica em Santarém; 2024 já soma 553 casos


Este ano, foram registrados três casos de feminicídios consumados e dois tentados. Por isso o combate contra esse tipo de crime hediondo deve ser contínuo. Casos de violência contra a mulher aumentou nos últimos três meses em Santarém
TV Tapajós
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Santarém, oeste do Pará, divulgou dados estatísticos dos números de ocorrências registradas no primeiro trimestre desde ano. Segundo a delegada Andreza Souza, titular da Deam, no ano passado, foram registradas 449 ocorrências nos primeiros três meses, enquanto neste ano já são 553 denúncias de violência contra a mulher, no mesmo período.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com a delegada Andreza Souza, esse aumento pode ser interpretado de forma positiva, pois sugere que as mulheres estão cada vez mais buscando apoio e proteção. Ela atribui esse crescimento à maior conscientização sobre os direitos da mulher e à confiança nos serviços oferecidos pela polícia.
A delegada disse também, que o aumento de registros de casos de violência contra a mulher, esta ligado à parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, que juntas implementaram a Patrulha Maria da Penha.
Esta iniciativa, que completou dois anos, tem como principal objetivo monitorar mulheres que possuem medidas protetivas contra agressores, proporcionando às vítimas um suporte extra para garantir a segurança delas.
Mas apesar dos esforços das autoridades, ainda há desafios a enfrentar. Este ano, foram registrados três casos de feminicídios consumados e dois tentados. Por isso o combate contra esse tipo de crime hediondo deve ser contínuo, como destaca a delegada da Mulher.
“É muito importante identificar e interromper os padrões de violência doméstica, muitas vezes potencializados pelo consumo de álcool. O machismo e o comportamento de dominação masculina são a base desse tipo de violência”, ressaltou Andreza Souza.
Para aquelas que estão enfrentando situações de violência doméstica, a delegada Andresa Souza pede que procurem a delegacia para denunciar.
Deam, fica localizada na avenida Sérgio Henn, no bairro Interventoria
Eder Rabelo/ TV Tapajós
A Delegacia da Mulher em Santarém está disponível todos os dias, com atendimento 24 horas nos fins de semana, para garantir que as vítimas recebam ajuda imediata.
*Colaborou Alcindo Lima/Repórter 94FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.